Quais são os primeiros passos para quem já sofreu um infarto?


  • +A
  • -A

Se você passou recentemente por um infarto do miocárdio, deve desde já buscar um médico que avalie e acompanhe a situação e mantenha um tratamento adequado para esta fase da recuperação

Acompanhamento médico para quem sofreu infarto ajuda a controlar saúde do coração


Em primeiro lugar, deve-se procurar um cardiologista para uma avaliação, visando identificar o grau de acometimento do músculo do miocárdio pelo infarto”, aponta o cardiologista Rafael Costa. O especialista também destaca a importância de manter um acompanhamento médico regular para que haja um controle da sua situação cardíaca e assim seja mais fácil evitar um novo episódio.

“Esse acompanhamento é necessário para avaliar se o tratamento está sendo eficaz. Ele é feito pelo relato dos sintomas do paciente e de exames complementares. Além do acompanhamento médico regular, o uso de medicamentos adequados e adoção de hábitos de vida mais saudáveis são essenciais”.

Adotar hábitos de vida saudáveis é crucial para prevenir um infarto


Dentre esses hábitos importantes para
recuperar os danos do infarto e evitá-lo, pode-se destacar: evitar fumar; procurar ter uma dieta balanceada, com menor consumo de sal e gordura; parar de fumar; não abusar do álcool; manter prática regular de exercícios físicos para evitar sedentarismo e sobrepeso; e diminuir o estresse.   

Seguir à risca todas essas recomendações é muito importante não apenas para quem já teve infarto, mas para quem deseja prevenir sua ocorrência. Contudo, para quem já sofreu um infarto, é importante saber que após o primeiro episódio, as chances de você ter outro aumentam significativamente.

Dr. Rafael Santos Costa é cardiologista formado pela Universidade Iguaçu e atua em Nova Iguaçu. CRM-RJ: 52.93343-0 – Site oficialFacebookDoctoralia

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os primeiros passos para quem já sofreu um infarto?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.