Quais são os primeiros passos para quem já sofreu uma doença coronariana?


  • +A
  • -A

A doença arterial coronariana é um problema crônico que exige tratamento prolongado, por anos ou toda a vida. Assim que você é diagnosticado com o quadro, deve procurar um cardiologista e iniciar um tratamento que te ajude a se manter livre das obstruções dos vasos sanguíneos que irrigam o seu coração (artérias coronárias).

Diagnóstico precoce é primordial para um bom início de tratamento da doença coronariana


“O primeiro passo é procurar um cardiologista para avaliar o grau de comprometimento que a doença causou ao coração e, com isso, iniciar um tratamento visando estabilização e melhora do quadro”, indica o cardiologista Rafael Santos Costa. É importante estar sempre atento à sua saúde,
pois o diagnóstico dessa doença muitas vezes é feito tardiamente.

A doença coronariana geralmente não apresenta sintomas, então a tendência é que você descubra que a possui já em um estágio avançado. Contudo, é possível perceber alguns sinais. “Geralmente a pessoa apresenta um cansaço excessivo, falta de ar e dor no peito (que pode irradiar para o braço esquerdo, pescoço e costas)”.   

A causa e primeiros passos para o tratamento da doença coronariana


Esses sintomas podem ser desencadeados por estresse físico e/ou emocional, além de sedentarismo e má alimentação. Tudo isso contribui para a formação de placas de ateroma (“gordura”) na parede interna dos vasos, resultando em uma obstrução parcial ou até total da passagem de sangue. “Com isso,
a musculatura cardíaca irrigada por este vaso fica comprometida na sua função de bombear o sangue para o corpo”.  

O tratamento da doença deve ser iniciado com medicações que estabilizam e aliviam os sintomas. A redução dos fatores de risco também é essencial, o que pode ser obtido via dieta saudável e prática de atividade física. “É fundamental buscar reduzir o peso, eliminar o sal da alimentação, cessar o tabagismo, repousar para aliviar o estresse e controlar outras comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia”.

Dr. Rafael Santos Costa é cardiologista formado pela Universidade Iguaçu e atua em Nova Iguaçu. CRM-RJ: 52.93343-0

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
circulacao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os primeiros passos para quem já sofreu uma doença coronariana?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.