Quais medidas podem ajudar a aliviar um quadro de hemorroidas?


  • +A
  • -A

As hemorroidas são veias inflamadas na região do ânus e que podem causar bastante desconforto. Os principais sintomas da doença hemorroidária são perda de sangue vivo nas fezes, ardência e dor anais, presença de alguma pele ou nódulo ao redor do ânus e saída de um nódulo durante a evacuação. De acordo com o coloproctologista Paulo Rocha França Neto, existem atitudes que podem ser adotadas para aliviar os sintomas.  

Não usar papel higiênico


“É muito importante que o paciente portador de hemorroidas mantenha um bom funcionamento intestinal, já que tanto o intestino preso quanto a diarreia podem irritar as hemorroidas e piorar os sintomas”, afirma o especialista. Quem tem hemorroidas deve evitar a ingestão de alimentos condimentados, pimentas, bebidas alcoólicas e castanhas, caso haja uma piora dos sintomas após o consumo. Por outro lado, água, frutas, vegetais e alimentos com fibras são bastante recomendados.

Além disso, é fundamental evitar o papel higiênico, já que seu uso pode causar irritações e coceiras, especialmente os coloridos e que têm cheiro. Depois de evacuar, o paciente deve optar por lavar o ânus como forma de higienização. Também é importante que o paciente vá ao banheiro sempre que precisar e evite passar muito tempo sentado ou em uma mesma posição.

Rocha também explica que algumas pomadas e medicamentos existentes no comércio podem aliviar os sintomas, porém são paliativos e não anulam a importância de uma consulta médica. “É importante que o paciente procure um coloproctologista para ter certeza do diagnóstico, sempre que houver suspeita de hemorroidas. Alguns cânceres do canal anal e reto podem apresentar esses mesmos sintomas”, alerta o profissional.

Cirurgia para tratar hemorroidas é sempre necessária?


Em casos mais leves, o coloproctologista diz que as medidas paliativas podem resolver o desconforto causado pela doença. Em pacientes mais sintomáticos, a ligadura elástica, procedimento realizado em consultório e que aplica borrachas nas hemorroidas, pode ser necessária. Em casos mais avançados, o tratamento cirúrgico é mais indicado e, hoje, existem várias técnicas e aparelhos específicos que têm proporcionado menor dor no pós-operatório e permitem voltar à rotina normalmente com mais rapidez.

Dr. Paulo Rocha França Neto é coloproctologista e colonoscopista e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 41145

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
diarreia
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais medidas podem ajudar a aliviar um quadro de hemorroidas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.