Colesterol: qual é a diferença entre os colesteróis LDL e HDL?


  • +A
  • -A

Colesterol é um tipo de lipídio que é encontrado no nosso organismo e que ajuda na manutenção do funcionamento das células do corpo. Esta substância gordurosa é transportada por meio de proteínas, criando assim a combinação denominada lipoproteínas. Há dois tipos de lipoproteínas: o LDL-C e o HDL-C, que são diferentes e serão conhecidos abaixo.

O colesterol ruim

A lipoproteína de baixa-densidade, o LDL-C, é a considerada ruim para o coração porque leva o colesterol do fígado para os tecidos do corpo. Caso haja um excesso deste “colesterol ruim”, ele pode acumular nas células e nas artérias, comprometendo a circulação do sangue.

“As fontes de ‘colesterol ruim’ são os alimentos de origem animal, principalmente as gorduras e, por isso, o recomendável é que devemos escolher preferencialmente os cortes de carne mais magros”, indica a nutricionista Caroline Codonho.

Exemplos de cortes mais magros em carne bovina são patinho, músculo, maminha e coxão mole. Essas partes não requerem a remoção de gordura pelos consumidores.

O colesterol bom

O HDL-C, a lipoproteína de alta-densidade, é chamado de “colesterol bom” porque forma uma classe de lipoproteínas que ajuda a carregar o depósito lipídico na superfície interna das paredes das artérias, numa espécie de limpeza, para o fígado, onde será eliminado do organismo. “Em geral, o HDL-C é aumentado quando intensificamos a prática de atividade física”, destaca a nutricionista.

Os perigos do colesterol

Colesterol é assunto sério e o acompanhamento por meio de hemogramas (exames de sangue) é necessário. Quem tem altos índices do “colesterol ruim” sofre risco de complicações circulatórias: “Doenças coronarianas, como o infarto agudo do miocárdio, e o entupimento de vasos e artérias são alguns perigos”, alerta Codonho.

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em fisiologia e metabolismo com aplicação em atividade física e nutrição e especialista em saúde da família e comunidade (medicina preventiva). CRN4 13100445

TAGS
cardiovascular
colesterol
coracao
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Colesterol: qual é a diferença entre os colesteróis LDL e HDL?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.