Colesterol alto pode causar sintomas?


  • +A
  • -A

O colesterol é uma substância produzida pelo organismo, mas também é adquirida por meio da alimentação. É importante para o corpo porque ajuda a estruturar células e está presente em diversos órgãos, como o coração e o cérebro. Entretanto, o excesso de um dos tipos de colesterol, o ruim, também chamado de LDL, representa um risco à saúde.

 

Colesterol alto não provoca sintomas

 


É preciso ficar de olho nos níveis de colesterol, já que seu excesso
não provoca sintomas. Nem mesmo tontura, ao contrário do que algumas pessoas pensam. “Os sintomas relacionados ao colesterol surgem somente quando há depósito na parede das artérias, com formação de placa aterosclerótica. E eles só aparecem quando estas placas causam obstrução nas artérias”, afirma o cardiologista Laercio Uemura.

Caso o excesso de colesterol provoque a interrupção do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, aquelas que levam sangue ao coração, o paciente poderá sofrer com angina ou infarto. Já as obstruções nas artérias do cérebro podem provocar acidentes vasculares isquêmicos, chamados popularmente de derrames. Há consequência também para os rins: a insuficiência renal crônica.

 

Frituras e gorduras aumentam as taxas de colesterol

 


Para
controlar o nível de colesterol no sangue, é importante mudar diversos hábitos de vida. “Há uma necessidade de controlar os alimentos e reduzir a ingestão de gordura animal, evitando frituras, aumentando o consumo de fibras e também mantendo a prática regular de atividades físicas”, aconselha o médico. O consumo de frutas e verduras também é recomendado, mas o de carboidratos deve ser evitado. O consumo de fitoesterois também pode ajudar quem está com o colesterol elevado, no limite do normal, mas é difícil obter as quantidades diárias que se traduzem em benefícios para a saúde apenas na alimentação, por isso, a suplementação pode ser uma alternativa.

Evitar o estresse e largar o hábito de fumar também são medidas necessárias. É importante destacar que os valores ideais de colesterol variam para cada pessoa, levando em consideração seus fatores de risco, genética, estilo de vida e outras doenças associadas, e, por isso, é fundamental procurar um médico, que vai apontar o melhor curso de tratamento para cada caso.

 

Dr. Laercio Uemura é cardiologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em Medicina Intensiva. CRM-PR: 9807

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
colesterol
coracao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

21 comentários para "Colesterol alto pode causar sintomas?"

Silvia helena scapatici

Sinto queimação no peito gostaria de saber o porque

Cuidados Pela Vida

Olá Silvia, qualquer orientação só pode ser fornecida após uma avaliação presencial com o médico especialista. A orientamos a buscar um profissional em sua região. Abraços.

Filomena de Jesus vanzuita

Tenho dor na boca do estômago direto dia ê noite não tem remedio que passa o que pode ser meu ldl colesterol está 188 e muito alto

Joselita Almeida

Olá! Recentemente tive diagnostico positivo paa hipercolesterolemia familiar. Minha família está sendo rastreada e até a 3 geracao está com diagnostico positivo. Tivemos problemas cardíacos iniciados com meu pai, um irmao faleceu com 50 anos, o mais velho ja fez ponte de safena teve reestenose, colocou stents, que também estão obstruidos, indo para agioplastia pela 2 vez. O aumento do LDL em nosso caso é muito perigoso, por isso já estou me tratando!!

Cuidados Pela Vida

Olá Filomena, recomendamos que você realize uma consulta com o especialista que após uma avaliação poderá fornecer o diagnóstico e prescrever o tratamento caso seja necessário. Melhoras.

Maria Oliveira

Intao eu tbem sinto muito mal estar pk passei no posto de saúde e meu colesterol tbem está alto e o meu médico mi passou o remédio si vasta tina e tbem sinto dores fortes de cabeça dor no peito e sou fumante sei qui preciso parar não consigo problemas com filhos num sei mais qui fazer e ainda pra ajudar esqueço de tomar o remédio mi ajudem por favor

Cuidados Pela Vida

Olá Joselita, lamentamos a perda do seu irmão. Como você e sua família estão fazendo, é importante realizar o tratamento e acompanhamento médico, afim de alcançar a melhora na saúde e qualidade de vida. Abraços.

Maria Aparecida Souza

Olá boa tarde! Gostaria de saber um que pode ser domenca nas duas mãos mais nos dedos e normal

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Aparecida, o colesterol é uma substância produzida pelo organismo mas também é adquirida por meio da alimentação, e o seu excesso pode trazer riscos à saúde. É preciso ficar de olho nos níveis de colesterol, já que seu excesso não provoca sintomas. Aconselhamos você a realizar uma consulta com um médico clínico geral. Ele vai investigar o quadro de dor que você apresenta e se necessário vai te encaminhar para um especialista dar continuidade ao tratamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Maria, a adesão ao tratamento é imprescindível para se alcançar uma melhoria na qualidade de vida; é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento. Melhoras.

Jose

Estou de dieta para abaixar o coleaterol vi um cardiologista dizendo que pode comer ovos a vontade pelo que sei ovos almenta o colesteol ?

edelzuita santos

Tenho colesterol. auto nao consigo controla tomo remedio. todos os dias mais nao abaixa tenho 67. anos obrigada..peso 66 kilos..

Carmen

Fiz videolaparoscopia .Pedra na vesicola.Estou com muito apetite o q poso tomar para controlar essa fome?

Yeda Leal

Meu colesterol, sempre é alto já passei por 2 cardiologista fiz todos os exames, deu tudo normal tomo rosuvastatina, 10 MG mesmo assim não baixa não sei se é porque sou muito ansiosa, será?

Edna

Fiz exame meu colesterol esta 248 preciso tomar medicamentos ou so fzer dieta para baixar ..o nao devo comer ..

Alice

Estou com trigliceridio um pouco alto que devo fazer sinto ardencia no peito

Cuidados Pela Vida

Olá Jose, todos os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, são ricos em colesterol. Os ovos não são proibidos, mas devem ser consumidos com moderação. Em caso de dúvida você pode realizar uma consulta com um especialista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Edelzuita, para controlar o nível de colesterol no sangue, é importante mudar diversos hábitos de vida; como controlar os alimentos e reduzir a ingestão de gordura animal, evitando frituras, aumentando o consumo de fibras e também mantendo a prática regular de atividades físicas. Orientamos a realizar uma nova consulta com o especialista para que ele possa indicar o melhor curso de tratamento para o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Carmen, uma maneira para evitar que isso aconteça é melhorar o planejamento alimentar do dia, estipulando os horários das refeições na medida do possível. Qualquer medicação somente pode ser indicada após avaliação de um profissional médico, orientamos você a realizar uma consulta com o especialista. Abraços.

Roberta

Olá sintolerância mãos e meus pés muito gelados , e suor muito frio muitas as vezes fico com pescoço todo molhado e frio , gostaria de saber o que pode ser?

Elis

Meus pés queimam muito, na sola do pé. E tá aparecendo tipo uns machucadinho do tamanho e uma espinha, na perna pra cima do calcanhar, o que pode ser

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.