A cirurgia para tratar hemorroidas é sempre necessária?


  • +A
  • -A

A cirurgia é uma das opções de tratamento das hemorroidas, mas nem sempre sua realização é necessária. De acordo com o proctologista Fernando Valério, grande parte dos casos de hemorroidas pode ser tratado sem a necessidade de um procedimento cirúrgico. “Isto é possível porque existem tratamentos ambulatoriais, que são realizados no próprio consultório médico. A inclusão destes tratamentos faz com a que a cirurgia seja necessária em apenas 20% dos casos”, afirma.

Casos mais leves de hemorroidas não precisam de cirurgia

 

Um destes procedimentos é chamado de ligadura elástica, que consiste na colocação de borrachinhas nas hemorroidas e é considerado simples e de baixo custo. É indicado principalmente para casos de hemorroidas internas, sintomáticos e de grau 1 ou 2. Outras opções são o Procedimento para Prolapso Hemorroidário (PPH) e a Desarterização Hemorroidária Transanal (THD), recomendados para pacientes de graus 2 e 3 que não tiveram bons resultados com outros métodos.

Já nos casos mais avançados ou quando nenhum método se mostrar eficaz, o paciente poderá ser submetido à cirurgia. “Hoje, existem várias técnicas e aparelhos específicos para o tratamento cirúrgico das hemorroidas, que têm proporcionado menor dor no pós-operatório e volta mais precoce ao trabalho”, afirma o proctologista Paulo Rocha França Neto.

Como cuidar das hemorroidas no dia a dia

 

Logo que perceber os sintomas, o paciente deve procurar um especialista. Assim, as chances de tratar as hemorroidas sem cirurgias serão maiores, inclusive com medidas que podem ser adotadas no dia a dia. “É muito importante que o paciente portador de doença hemorroidária mantenha um bom funcionamento intestinal, já que tanto intestino preso quanto diarreia podem irritar as hemorroidas e piorar os sintomas”, recomenda Doutor Neto.

Cuidados com a alimentação também fazem parte do tratamento: alimentos condimentados, bebidas alcoólicas, pimentas e castanhas devem ficar fora da dieta se houver piora dos sintomas depois do consumo. Como paliativos, pomadas e outros medicamentos podem ser utilizados. O papel higiênico deve ser evitado sempre que possível. A indicação dos médicos é usar água para a higienização após a evacuação.

 

Dr. Fernando Valério é coloproctologista e especialista em Cirurgia no Aparelho Digestivo e atende em São Paulo. CRM-SP: 87001 – Site oficial

Dr. Paulo Rocha França Neto é coloproctologista e colonoscopista e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 41145

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A cirurgia para tratar hemorroidas é sempre necessária?"

maria alice taldeu rodero

O metodo da borrachinha é otimovc faz e ja vai pra casa.ñ tem dieta .e as pomadas tbm resolve..

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.