Sucos e imunidade: quais são as opções mais interessantes no verão?


  • +A
  • -A

Os sucos, além de refrescantes em estações quentes como o verão, podem ser grandes aliados da nossa saúde. Ter a bebida na mesa favorece uma boa digestão e mais, fortalece o sistema imunológico das pessoas.

Essa ajuda na defesa do organismo se dá pela presença das frutas nos sucos. As frutas contêm vitaminas e minerais que participam do funcionamento do corpo, auxiliando as enzimas. Sem esses componentes, alguns processos não acontecem.

Sucos de morango com amora e mamão com laranja

 

Algumas opções de sucos são interessantes para serem consumidos no verão. “Sucos vermelhos que levam morango com amora, sucos verdes (adicionando folhas), abacaxi com hortelã (colocando a couve no preparo) são boas escolhas”, diz a nutricionista Débora Freire.

A profissional também indica sucos em tons alaranjados para o amarelo, como mamão com laranja, porque possuem muitos oxidantes que protegem o organismo e são frutas leves e refrescantes.

Beber dois litros de água por dia no verão

 

A ingestão de líquidos nas altas temperaturas, como no verão brasileiro, é essencial para se proteger de doenças. É válido destacar que nesta época muitos alimentos estragam com facilidade porque as bactérias se multiplicam no calor. Gastroenterite, diarreia e vômito também são marcantes nestes dias mais quentes, o que gera grande perda de líquido. Beber água torna-se um grande aliado neste período.

O consumo diário ideal de água varia de pessoa para pessoa porque tem relação com a quantidade calórica que cada um ingere. “Podemos falar que, em geral, o recomendado é dois litros por pessoa. A hidratação pode ser melhorada com sucos e água de coco, que tem vitaminas minerais”, orienta Débora.

Dra. Débora Freire é nutricionista, mestranda em ciências farmacêuticas e especialista em Nutrição Clínica – CRN 10100185.

TAGS
alimentacao
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sucos e imunidade: quais são as opções mais interessantes no verão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.