O frio chegou: Quais são os sintomas de uma baixa na imunidade?


  • +A
  • -A

Algumas pessoas aparentemente não conseguem encarar uma frente fria que logo ficam doentes, não é mesmo? Isso é apenas um sinal claro de um organismo com baixa imunidade ou imunodeficiência, uma situação perigosa que pode ser porta de entrada para diversas doenças oportunistas.

O problema é que identificar sintomas de uma baixa imunidade não é das tarefas mais fáceis. Tosses, espirros, cansaço podem ser consequências de situações pontuais do dia a dia, mas a frequência dos sintomas podem ser sinais de vulnerabilidade do organismo. Nessas horas, é importante procurar um médico.

Principais sinais e doenças de um corpo vulnerável

Os sinais de uma imunodeficiência variam muito de organismo para organismo, mas alguns sintomas devem ligar o alerta. “Infecções de repetição, infecções graves com resposta ruim aos tratamentos adequados e infecções por bactérias atípicas”, lista a imunologista Érica Azevedo. “No entanto, qualquer pessoa pode ter seu sistema imunológico afetado por fatores nutricionais”. A especialista também diz que um indivíduo com a imunidade debilitada pode ser “suscetível a desenvolver doenças como pneumonias, otites, amigdalites e até outras mais graves como meningites”.

Como ficar com um organismo mais forte?

Ninguém gosta de ficar doente, por isso o caminho é tentar fugir desta vulnerabilidade e ficar com o corpo fortalecido. Para isso, é preciso uma combinação de tarefas e força de vontade: “Para ficar com o organismo mais forte, o ideal é ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercícios físicos na medida certa e bom sono. Cuidar da imunidade é cuidar da saúde”, alerta Azevedo.

Além de uma busca por uma vida saudável para espantar as doenças, existem suplementos e medicamentos no mercado desenvolvidos para ajudar no combate à imunodeficiência. A especialista, no entanto, lembra que a melhor coisa a se fazer é procurar um médico. “Existem muitos estudos apontando que algumas vitaminas, probióticos e prebióticos podem ajudar na imunidade, contudo, esses estudos ainda não são conclusivos e ainda é preciso um protocolo para o uso destes suplementos”, alerta. “Assim, se sentir que precisa de algum suplemento para melhorar a imunidade, o melhor a fazer é conversar com seu médico.”

 

Dra. Érica Azevedo é médica alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – Asbai. Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

 

TAGS
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O frio chegou: Quais são os sintomas de uma baixa na imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.