Quais são as doenças oportunistas que atacam quem sofre com baixa imunidade?


  • +A
  • -A

Você fica doente com frequência? E quando fica, costuma demorar muitos dias para se recuperar totalmente? Isso é sinal de que sua imunidade está baixa. Muitas doenças não “perdem tempo” com um organismo fraco e logo “atacam”. Vamos saber um pouco sobre elas como se defender!

Sinais de baixa imunidade e doenças oportunistas

Antes de entender um pouco sobre a baixa imunidade, devemos saber que ela pode ter duas origens: primária e secundária. A primária é quando já temos a imunodeficiência desde o nascimento. Já a secundária, é a mais comum, causada pela desnutrição, ingestão de álcool, alguns medicamentos mais fortes ou de uso prolongado (corticoides e imunossupressores), exercícios físicos muito cansativos, fatores hormonais e infecções por alguns vírus, como o HIV.

Todos esses fatores citados acima causam uma instabilidade no nosso sistema imunológico, que fica desequilibrado. Como consequência, infeccções em repetição e alta vulnerabilidade às doenças oportunistas. “Os patógenos oportunistas podem ser vírus, bactérias, protozoários e fungos. O insucesso no combate a esses patógenos dependerá de como está a defesa do organismo. Pode ocorrer qualquer infecção, desde um simples resfriado, passando por infecção por herpes, amigdalites, pneumonias até infecções muito graves como meningite ou septicemias”, explica e exemplifica a Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Organismo forte

Mas nós podemos fazer a nossa parte para que nosso corpo não seja um alvo fácil para doenças, que insistem em se repetir. “Devemos manter uma alimentação bem equilibrada, evitar a obesidade ou peso abaixo do esperado para idade e altura, realizar atividade física (evitando exercícios extenuantes), dormir bem e o mais difícil, não se estressar”, orienta a médica.

Dra. Alexandra Sayuri Watanabe é imunologista e diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).  CRM: 100.639

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as doenças oportunistas que atacam quem sofre com baixa imunidade?"

Rosana

Boa tarde!Em 1999 tive depressão e fiz tratamento com antidepressivos, e foi feitos vários exames na época, e em um deles foi descoberta a Leucopenia, o normal 10 milhões e eu somente 1900, fui encaminhada para o Hematologista com suspeita de doença HIV, Câncer ou qualquer outra doença assim, mais não foi descoberto nada, e desde então acompanho a baixa/alta dos leucócitos sempre que faço exames de rotina, lendo este artigo hoje, vejo que minha leucopenia é primária, e não secundária como o médico suspeitava, por que lembro que minha infância toda tive amigdalite, não passava 15 dias, já inflamava de novo, tomei incontáveis benzetacil, e hoje na vida adulta tenho uma crise alérgica atrás da outra, febres sem causa, vou tomar o leucogen para ver se ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Cuidados Pela Vida

Olá Rosana, desejamos sucesso no seu tratamento. Não sabemos se é de seu conhecimento, mas o Leucogen participa do programa cuidados pela vida e após realização de um breve cadastro pode ser adquirido nas farmácias credenciadas com desconto. O cadastro pode ser realizado no site, item “quero me cadastrar”. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.