É possível se proteger de doenças oportunistas com a imunidade comprometida?


  • +A
  • -A

O sistema imunológico é uma das partes mais importantes do corpo humano. É ele o responsável por criar uma barreira de defesa do organismo contra agentes invasores que causam doenças e infecções e, assim, manter o corpo sempre saudável. No entanto, o sistema falha em algumas ocasiões, pelas mais diversas causas, e o corpo se vê desprotegido.

Ataques oportunistas

Existem algumas doenças, chamadas de oportunistas, que aproveitam o momento de vulnerabilidade do corpo para atacá-lo. “Nesses casos, a melhor proteção contra as infecções oportunistas é o adequado acompanhamento da doença com o médico especialista”, afirma a alergista e imunologista Érica Azevedo.

No entanto, existem outras formas de cuidar do corpo, como o uso de medicamentos imunomoduladores. Eles atuam diretamente nas células de proteção, como os linfócitos, tornando-as mais fortes e preparadas para um combate ainda mais rápido contra agentes invasores.

Como tornar o corpo mais resistente

De acordo com Érica, a proteção contra doenças oportunistas também passa pela adoção de novos hábitos: “A melhor maneira de manter o sistema imunológico bem é ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercícios em dose moderada e bom sono.” É importante ainda ficar sempre de olho em alguns sintomas. A alergista aponta as infecções de repetição como sinais de imunidade baixa.

Além da saúde física, a mente também deve receber atenção, a fim de evitar o comprometimento da imunidade e o ataque de doenças oportunistas. Cansaço extremo, estresse e ansiedade frequentes alteram a resposta do sistema imunológico à presença de vírus e bactérias no corpo, tornando o corpo mais vulnerável e a recuperação mais lenta.

Dra. Érica Azevedo é alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).  Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

TAGS
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível se proteger de doenças oportunistas com a imunidade comprometida?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.