O que é o timo? Saiba mais sobre esse órgão que muita gente nem sabe que existe


  • +A
  • -A

O timo é um órgão localizado na região anterior e superior do tórax, bem próximo do coração. Ele tem um papel fundamental no sistema imunológico, sendo responsável por orquestrar a  produção, maturação e liberação dos linfócitos T (ou células T), grupo de glóbulos brancos (leucócitos) que comandam as defesas do organismo contra agentes invasores que põe em risco a saúde.

 

Timo promove treinamento dos linfócitos T antes de liberá-los para defender o organismo

 


“Os linfócitos T são um grupo especial de células de defesa do sistema imunológico responsável pelo combate a infecções e eliminação de células  doentes. Trata-se da imunidade celular. A proteção se dá contra infecções (bactérias e vírus) e ocorre também a destruição de células doentes. Dessa forma, evita-se doenças auto imunes e câncer,o que é  fundamental para o equilíbrio e saúde do organismo”, explica a imunologista Roberta Rodrigues.

Segundo a médica, o timo realiza um verdadeiro treinamento para os linfócitos T antes de liberá-los na circulação, fazendo com que aprendam a reconhecer e não atacar as células do próprio organismo. “Só são liberados do timo os linfócitos que demonstraram habilidade para reconhecer e atacar agentes infecciosos, células defeituosas ou agentes estranhos. Os linfócitos que falham são reprovados e destruídos”.

 

Desenvolvimento do timo e doenças que o prejudicam

 


O timo torna-se ativo já no período fetal e atinge seu auge de operação na infância, por volta dos 12 anos de idade. Com o passar do tempo ele sofre um processo de involução, perdendo tamanho. Seu tecido é substituído por gordura, com redução da produção de linfócitos. Contudo, a quantidade até então produzida costuma ser suficiente para toda a vida, com a imunidade de fato abaixando na velhice.      

“Algumas doenças podem comprometer o timo, como a síndrome DiGeorge e a síndrome de down. Dependendo da doença e do grau de comprometimento do órgão, pode existir um tratamento relacionado diretamente à causa. A atenção ao diagnóstico precoce das doenças do timo já é um grande avanço”, completa a imunologista.

 

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista, imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é o timo? Saiba mais sobre esse órgão que muita gente nem sabe que existe"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.