Quais medidas ajudam a fortalecer o sistema imunológico de crianças?


  • +A
  • -A

A saúde das crianças é sempre um cuidado especial na vida dos pais. Nos primeiros anos de vida, a atenção vai desde a proteção doméstica às cartelas de vacinação para que o crescimento seja saudável. Apesar de toda esta dedicação, que colabora bastante, as doenças ainda assim podem surgir. Por causa disso, separamos algumas dicas para reforçar o sistema imunológico da criançada.

Cuidados de gente grande

Apesar de serem crianças, os cuidados que meninos e meninas devem tomar para fortalecer o sistema imunológico são os mesmos dos adultos. Ter um estilo de vida saudável, com alimentação regrada, bom sono e praticar atividade física, ajudará os pequenos a não ficarem vulneráveis às doenças.

Os cuidados podem ser considerados de gente grande, mas vale lembrar que é comum que, nos primeiros anos de vida, as doenças sejam mais frequentes: “As crianças até cinco anos de idade têm um sistema imunológico imaturo, ou seja, é normal que a criança venha a ter algumas infecções no ano. Uma criança pode vir a ter seis a oito infecções respiratórias altas (gripes e resfriados) em um ano”, explica a imunologista Érica Azevedo.

Falta “se remexer muito”!

Uma característica da geração de crianças da atualidade é a busca e a prática pelo entretenimento digital. Cada vez mais é comum vermos a criançada manuseando celulares e tablets para se divertir e deixando de lado as atividades físicas ao ar livre, essenciais para manter o corpo humano forte contra enfermidades. “Eu me remexo muito”, a dança da floresta do Rei Julian, em “Madagasgar”, fica restrita às telinhas.

Além dos exercícios ficarem em segundo plano, a permanência em ambientes fechados ainda vai colaborar para a propagação de doenças e a privação de nutrientes importantes para a defesa do organismo: “Quanto mais confinados ficamos, maior é a transmissão de doenças. É por isso mesmo que as gripes e resfriados aumentam no inverno. Além disso, o sol é essencial para a produção de vitamina D, que é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico”, alerta a Dra. Érica.

Dra. Érica Azevedo é médica alergista e imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).  Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

TAGS
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais medidas ajudam a fortalecer o sistema imunológico de crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.