O que é o leucograma? Entenda os resultados do exame!


  • +A
  • -A

Muita gente não gosta de tomar vacinas nem de fazer exames de sangue por causa do medo das agulhas. No entanto, os dois procedimentos são importantes para a prevenção e para o diagnóstico de diversos problemas de saúde. O leucograma, por exemplo, é uma parte do exame de sangue cujo resultado pode dizer muito sobre a saúde do corpo.

Leucograma avalia as células de defesa do corpo


Enquanto o hemograma é bastante solicitado, até mesmo em uma consulta de rotina, o leucograma geralmente é pedido por um médico em situações mais específicas. “O leucograma, em particular, será solicitado para avaliar processos infecciosos, sejam eles causados por vírus ou bactérias, na suspeita de doenças do sangue, infecções parasitárias ou processos alérgicos”, explica a alergista e imunologista Rosana Neves.

“O leucograma é um exame de laboratório que avalia a série branca do hemograma, ou seja, avalia a quantidade e a qualidade de leucócitos, as células responsáveis pela defesa do nosso organismo“, afirma a especialista. Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são divididos em grupos, cujas células encontradas em maior quantidade no sangue são os linfócitos e os neutrófilos.

Resultado do leucograma pode indicar problemas de saúde

O número de leucócitos na corrente sanguínea varia de acordo com a idade do paciente e, claro, com seu estado de saúde. No entanto, é preciso sempre levar o resultado do exame a um profissional qualificado, já que alterações nos leucócitos podem não representar qualquer tipo de doença. Além disso, alguns exames podem trazer também os números de leucócitos em detalhes, citando os valores de neutrófilos e linfócitos.

Pacientes com números de leucócitos totais abaixo do indicado podem pertencer a um quadro chamado de leucopenia e quadros graves podem favorecer o desenvolvimento de infecções. Por outro lado, a situação oposta recebe o nome de leucocitose e pode significar a manifestação de uma doença no organismo, seja transitória ou crônica.

 

Dra. Rosana Neves é alergista e imunologista pela Faculdade de Medicina do ABC e atua no Rio de Janeiro e em Santo André (SP). CRM-SP: 68816

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é o leucograma? Entenda os resultados do exame!"

Rosangela

Global deu 12;220 ė grave?

Cuidados Pela Vida

Olá Rosangela, é comum os pacientes abrirem o resultado de exames assim que o recebem, no entanto o recomendado é mostrá-lo ao médico que o solicitou para que ele possa avaliá-lo e passar as orientações necessárias. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.