O frio é um fator na redução da imunidade do organismo?


  • +A
  • -A

Durante o outono e o inverno, alguns fatores contribuem para deixar o homem mais vulnerável a doenças. Apesar de muito ser falado, o frio não tem relação direta com a redução da imunidade do organismo.

Segundo o imunologista Beni Morgenstern, a maior circulação de vírus, o ar mais seco, a maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição colaboram para o maior número de infecções nesta época do ano. “Esses fatores predispõem tanto à piora de doenças respiratórias preexistentes, como a asma e a rinite, bem como facilitam a ocorrência de infecções”, afirma o médico.

Beber água ajuda na proteção

Com a redução das temperaturas, a ingestão de água também cai. O problema é que isso é ruim para o corpo. “O ar mais frio e seco resseca a secreção das nossas vias respiratórias, dificultando o transporte do muco das vias aéreas inferiores para as superiores, que são mecanismos protetores”, diz Morgenstern. O consumo de água torna-se fundamental para umidificar a região e manter a defesa do organismo.

Além de beber bastante água, se alimentar bem e praticar atividade física regularmente são ações que ajudam a evitar a ocorrência e a piora de doenças respiratórias. Nesta época do ano, manter os ambientes bem ventilados, diminuir o contato com pessoas gripadas, não se expor à poluição e higienizar as mãos sempre que possível também contribuem para proteger o organismo.

Dr. Beni Morgenstern é pediatra, alergologista e imunologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e atua em São Paulo. CRM-SP: 146231

TAGS
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O frio é um fator na redução da imunidade do organismo?"

maria izabel do carmo

eu sinto muito frio mesmo com sol tenho muito gostaria de um remedio caseiro pra imunidade para combater um pouco

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.