Crianças que brincam ao ar livre possuem sistemas imunológicos mais fortes?


  • +A
  • -A

Dentro da medicina há a crença de que as crianças que brincam ao ar livre desenvolvem sistemas imunológicos mais fortes. Nesse sentido, o contato com os agentes contagiosos de determinados ambientes contribuiria para que o organismo dos indivíduos expostos se tornasse mais resistente ao surgimento de alergias respiratórias, por exemplo.

‘Teoria da higiene’ e relação entre infecções e alergias


“Alguns pesquisadores relacionam o ambiente extremamente limpo com o aumento das doenças alérgicas, o que configura a chamada ‘teoria da higiene’. Eles observaram que crianças que crescem em ambiente rural desenvolvem menos alergias e ficam menos doentes”, conta a pediatra, alergista e imunologista Fernanda Furlan.

Nas palavras da médica, existe uma balança de equilíbrio entre infecções e alergias no sistema imune humano. “As infecções adquiridas (contato com bactérias, por exemplo) poderiam ser protetoras para o surgimento das alergias, que são decorrentes de uma desregulação do sistema imunológico”, explica.   

Hábitos que ajudam no fortalecimento da imunidade


A partir do momento que se estabelece contato com algum agente infeccioso, o sistema imunológico cria células de defesa, os anticorpos, específicos contra aquele agente. “Dessa forma, em um próximo contato essa resposta de defesa acontece mais rápido e é mais eficiente. É assim que acontece também com as vacinas que tomamos”.

Não existe remédio que aumente a imunidade. Crianças menores de cinco anos tem o sistema imunológico ainda imaturo e isso melhora apenas com o crescimento e com alguns hábitos adquiridos durante este processo. “Boa alimentação, prática de atividade física, sono adequado, bom ambiente familiar e vacinação em dia contribuem para que o sistema imune esteja sempre forte”.

Dra Fernanda Patini Furlan é pediatra, alergista e imunologista clínica, mestre em ciências da saúde pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. CRM-SP: 135.316
Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Crianças que brincam ao ar livre possuem sistemas imunológicos mais fortes?"

Patricia

A pediatra disse: “Não existe remédio que aumente a imunidade”. E o Leucogen? A proposta, a finalidade é esta. Há relatos de mães bem satisfeitas com o seu uso.Obrigada.

cleunilse machado

Ja fiz o uso do medicamento leucogen fiquei bem por mais de 12 meses, agora vou ter que utiliza devido sinto que estou ficando com facilidade de contrair infecção de garganta.apos o uso do leucogen fiz cirurgia e ate o momento nao fiz utilização de medicamento para alergia, vou comprar porque so me fez muito bem depois de muitos médicos me receitar injeções para o aumento da imunidade tratamento de alergia nada funcionou esse medicamento que nao tem nenhum tipo de contra indicação so me fez bem a um ano e meio atras so passava o dia inteiro espirando e como estivesse gripada o custo erra muito alto com medicamento.So tenho a agradecer ao laboratório muito obrigado e que Deus abençoe a todos que iluminem para novas pesquisas.

Cuidados Pela Vida

Olá Patricia, a indicação do Leucogen pelo Pediatra vai depender do diagnóstico encontrado durante a consulta ou verificação de resultado de exames. Para esclarecer a dúvida sobre a finalidade do medicamento orientamos que você entre em contato com a central de atendimento ao cliente Aché, pelo telefone 0800 701 6900 ou e-mail cac@ache.com.br. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Cleunilse, ficamos satisfeitos que você tenha melhorado. Lembramos que é importante seguir a recomendação médica. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.