Alergia: Coçar o nariz pode piorar a situação de quem tem o problema?


  • +A
  • -A

Pessoas alérgicas muitas vezes coçam o nariz para aliviar a irritação local, mas a ação não melhora efetivamente o problema. Há até mesmo quem acredite no contrário, ou seja, que coçar o nariz pode piorar um quadro de alergia. De acordo com a alergista e imunologista Roberta Rodrigues da Silva, isso não é verdade.

“Não, a coceira não piora a situação de quem tem alergia. É apenas um sintoma de uma manifestação que pode ser alérgica, no caso de uma rinite. A intensidade e frequência da coceira depende de vários fatores, tais como a sensibilidade da pessoa, a intensidade da inflamação da mucosa do nariz e o contato com os causadores das reações que levam à coceira”, explica.

 

Procurando ajuda e tratamentos da alergia

 


Quem é alérgico deve procurar o acompanhamento de um especialista em alergologia para descobrir, conhecer e entender quais são os fatores que desencadeiam e pioram a alergia, para assim conseguir evitá-los sempre que possível. “Nesse sentido, é necessário seguir as orientações e planejamento do médico, além de não suspender o tratamento sem sua orientação. Uma boa relação entre médico e paciente é fundamental”, avalia Roberta.

Crises alérgicas são tratadas, normalmente, com medicamentos antialérgicos e antiinflamatórios. “Usamos os antialérgicos por períodos curtos (5 a 7 dias), assim como os corticóides e os broncodilatadores. Estes dois últimos são usados quando a alergia acomete o pulmão. Em crises alérgicas de pele (dermatite atópica) podemos usar também pomadas ou cremes de corticóide por cerca de 5 dias”, explica a médica.

 

Desenvolvimento da alergia

 


A alergia é uma hipersensibilidade do organismo, uma resposta exagerada do sistema imunológico a estímulos que normalmente não causariam reação (ácaros, mofo, alimentos). “O contato inicial com esses estímulos (geralmente na infância) vai determinar uma sensibilização, como se fosse um reconhecimento, para depois, em novos contatos, acontecer a manifestação da alergia com os sintomas clínicos (coceira, espirros, nariz entupido, tosse, coriza)”, conclui.

Além disso, o clima seco pode contribuir para o agravamento de crises alérgicas, especialmente as respiratórias, além do uso excessivo do ar-condicionado.

 

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista e imunologista formada na UNIFESP – Escola Paulista de Medicina. Atua como alergologista infantil no Hospital Nipo Brasileiro. CRM-SP: 94054

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Alergia: Coçar o nariz pode piorar a situação de quem tem o problema?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.