Quais são os riscos associados ao uso indiscriminado do narguilé?


  • +A
  • -A

O narguilé é um dispositivo apreciado especialmente pelos jovens. Funciona como um cachimbo d’água, uma espécie de alternativa ao cigarro. No entanto, o que muitos desconhecem é que o narguilé pode trazer problemas à saúde, como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares.  

O que é narguilé? Como funciona?


O narguilé é utilizado para fumar tabaco aromatizado. Ele é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante por meio de uma mangueira. De acordo com o pneumologista Luis Renato Alves, estudos associam o uso do dispositivo ao desenvolvimento de câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose, doença coronariana, doença periodontal e doenças respiratórias, além de expor os usuários a uma concentração de nicotina capaz de causar dependência.

O dispositivo é aceso com o uso de carvão, que também é inalado por quem utiliza o narguilé. O tabaco é colocado entre o carvão, que irá aquecê-lo, e a água, que irá resfriá-lo. O resultado é a produção de uma fumaça bastante tóxica e prejudicial à saúde. “Além de ter todos os efeitos tóxicos do cigarro, os principais problemas relacionados ao narguilé são a intensidade de exposição aos produtos tóxicos, que é maior que no cigarro”, alerta o médico.

O narguilé faz mais mal que o cigarro


“A exposição à nicotina e a outras substâncias tóxicas é maior que no consumo de cigarro devido ao número maior de tragadas”, afirma o pneumologista. Segundo o profissional, em média, a cada vez que o narguilé é usado, são feitas aproximadamente cem tragadas, o que corresponde ao fumo de cem cigarros.

Os perigos não param por aí. Quem utiliza o narguilé, além da intensa toxicidade do tabaco, pode estar exposto a doenças infectocontagiosas, como herpes, hepatite C e tuberculose, por causa do compartilhamento do bocal entre os usuários que podem estar contaminados por essas doenças.

Dr. Luis Renato Alves é pneumologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 122744.

TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os riscos associados ao uso indiscriminado do narguilé?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.