Quais são as principais causas da tosse seca?


  • +A
  • -A

A tosse seca, ou seja, aquela que não produz secreção, normalmente é originada por uma reação alérgica. Este processo pode ter várias causas, tais como alergia à poeira, pelo de animais ou pólen de flores. Também é possível que a tosse seca seja originada por problemas cardíacos ou refluxo gastroesofágico.

“Geralmente a tosse seca está ligada a problemas irritativos ou alérgicos, enquanto as tosses que produzem secreção relacionam-se com alguma infecção”, ressalta o pneumologista Mauro Gomes. É fundamental determinar precisamente qual é a causa da para que o tratamento seja feito de forma correta e eficiente.

Tratamento para a tosse seca


Segundo o médico, o tratamento ideal é aquele que atua diretamente na causa da tosse, não que apenas a ameniza. Combatendo a causa, o sintoma, que é a própria tosse, vai embora. Todavia, costuma-se receitar também remédios (analgésicos) com a função de apenas alcançar o alívio, devido ao desgaste e à irritação que causa na garganta do paciente.

Além dos remédios receitados pelo médico, os pacientes podem combater a tosse seca de outras formas, por meio de práticas e hábitos simples, como beber cerca de dois litros de água por dia. Isso é importante para manter as vias aéreas hidratadas e diminuir a irritação da garganta. Outra coisa é evitar os desencadeadores alérgicos, como poeira e pelo de animais, tendo atenção redobrada com a limpeza.

Perigos da tosse seca


Se a tosse for persistente e começar a apresentar catarro algum tempo depois, há  o risco de ser tuberculose, então é preciso estar sempre bem atento aos sinais. “Tosse que dura mais do que quatro semanas pode indicar suspeita de tuberculose, assim como aquela que apresenta expectoração de sangue. Procurar rapidamente um médico nesses casos é essencial”.

Dr. Mauro Gomes é especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e chefe da equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – www.drmaurogomes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas da tosse seca?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.