É possível se prevenir da rinite alérgica?


  • +A
  • -A

rinite alérgica acontece devido a um processo inflamatório não infeccioso presente na mucosa do nariz. O problema pode ser desencadeado por fatores alérgicos e não alérgicos. “Dentre os fatores alérgicos, podemos citar os ácaros (presentes na poeira domiciliar), fungos, epitélios de animais etc”, afirma alergista Rosana Neves. Evitar esses fatores alérgicos é a forma mais efetiva de prevenir e tratar a doença.

Contudo, além dos fatores alérgicos há os não alérgicos, os quais englobam a hereditariedade. Quanto a isso, fica mais difícil pensar em uma prevenção. “A rinite alérgica também é uma doença de caráter hereditário, ou seja, o indivíduo nasce geneticamente predisposto a desenvolvê-la. Juntando isso com os fatores ambientais, acontece o desencadeamento da doença”.

Formas de prevenir as crises de rinite alérgica


Segundo a alergista, estabelecer o diagnóstico o quanto antes é fundamental para
evitar crises de rinite alérgica e tratar o quadro de maneira ampla. “É possível prevenir, ou melhor, minimizar as crises de rinite alérgica, estabelecendo, primeiro, o diagnóstico e utilizando, posteriormente, de forma adequada, os medicamentos prescritos pelo médico. Nesse quesito, o tratamento com vacinas pode contribuir muito para o controle da doença”.

A alergista destaca também a importância do cuidado com os alérgenos em nível domiciliar, pois as crises de rinite ocorrem muitas vezes em função da falta de higiene dentro da própria casa. “Deve-se ter cuidado com o ambiente da casa, buscando diminuir a quantidade de poeira. Eliminar pontos de umidade e ter cuidado com os animais de estimação também estão indicados”.

Cuidados de higiene dentro de casa para evitar a rinite alérgica


Para promover essa higiene, buscando evitar os alérgenos, deve-se adotar medidas caseiras simples. Optar por carpetes, cortinas e tapetes mais finos e menores, por exemplo, é interessante, pois assim é mais fácil limpá-los e evita-se o acúmulo de poeira e ácaro. Deixar os ambientes da casa sempre abertos para arejá-los e passar um pano úmido nos móveis diariamente são outras medidas recomendadas.   

Dra. Rosana Neves é mestre pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e possui especialização em alergia pela Faculdade de Medicina do ABC. Atua no Rio de Janeiro e em Santo André (SP). CRM-SP: 68816

Foto: Pexels

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível se prevenir da rinite alérgica?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.