Por que xaropes são indicados para combater a tosse?


  • +A
  • -A

A tosse é um sintoma muito comum combatido pela maioria das pessoas com xaropes e está associada a diversas causas. Ela pode se manifestar por causa de alterações cardiovasculares, reumatológicas ou gastroenterológicas e em quadros virais ou bacterianos, como gripe e resfriado. O que nem todo mundo sabe é que não é qualquer xarope que combate a tosse.

“Existem remédios que são veiculados na forma de xarope para facilitar a deglutição, principalmente para idosos e crianças. Nem sempre os xaropes são remédios para tosse ou gripe. Temos outros tipos de medicamentos que são administrados em formas de xarope, tais como anti-inflamatórios, antiácidos, etc”, explica a pneumologista Nilva Pelegrino.

Tipos de tosse exigem xaropes com composições distintas


Portanto, o xarope, o líquido viscoso que é ingerido, não é o que atua efetivamente no combate à tosse, mas sim a forma do remédio. Ele serve de “abrigo” à substância medicamentosa que, aí sim, irá trazer o efeito benéfico desejado pelo médico que a receitou. No caso dos xaropes para tosse, o medicamento ativo é geralmente a codeína ou o zipeprol.  

Há distinções também dentro do grupo específico de xaropes para tosse, pois este reflexo natural do aparelho respiratório possui diferentes tipos, os quais exigem tratamentos individualizados. “Existem xaropes para tosse sem catarro (seca) ou com catarro. Assim, os xaropes também precisam ser bem indicados pelo seu médico conforme o quadro clínico é apresentado pelo paciente no momento”.

Xarope ajuda a combater tosse mas não a causa do sintoma


Justamente por conta da existência de diferentes tosses é que recomenda-se evitar a automedicação, já que cada situação necessita de
substâncias medicamentosas específicas. “Se você, por exemplo, tomar um xarope para expectorar e sua tosse for seca, este pode agravar o quadro de tosse ao invés de melhorar”, explica Nilva.

Deve-se ter cuidado também com o uso exclusivo de xarope, pois ele sozinho não resolve um quadro de tosse. “Muitas vezes, se não tratar a causa da tosse, o xarope não vai ajudar sozinho na resolução, sendo apenas um paliativo. Se a causa da tosse for uma doença de refluxo gastroesofágico por exemplo, tomar xaropes não vai adiantar. É necessário tratar a causa, que no caso, é o sistema digestivo”.

Dra. Nilva Regina Gelamo Pelegrino é pneumologista pela Unesp Botucatu e atua na Unimed de Ribeirao Preto/SP – CRM-SP: 88692

Foto: Shutterstock

TAGS
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que xaropes são indicados para combater a tosse?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.