Por que o pólen pode desencadear uma crise de asma?


  • +A
  • -A

A asma é uma doença que se caracteriza por uma maior sensibilidade do sistema respiratório. Isso significa dizer que, ao entrar em contato com substâncias e microrganismos estranhos, os brônquios iniciam um processo inflamatório que pode causar falta de ar, sudorese, tosse com ou sem muco, dores no peito e até deixar os lábios azulados.

Pólen pode piorar os sintomas da asma


O pólen é uma das substâncias capaz de desencadear uma crise de asma e até mesmo agravar um quadro da doença. “O pólen pode piorar os sintomas da asma para algumas pessoas. Ele desencadeia uma reação alérgica que inflama as vias aéreas e piora os sintomas de rinite e de asma em pessoas predispostas”, afirma a pneumologista Luiza Helena Degani Costa Falcão.

As crises causadas pelo pólen se tornam uma preocupação maior durante a primavera, por causa do processo de polinização, em que a substância é transportada pelo vento, por pássaros e insetos e, portanto, é encontrada em maior quantidade no ar. “Em países que têm estações bem definidas, a chegada da primavera é um período de aumento da procura por assistência médica devido às crises de asma”, explica a especialista.

Mofo, poeira e fumaça podem resultar em crise de asma


A lista de agentes responsáveis pelas crises asmáticas e pelo agravamento da doença tem muitos nomes, como destaca a médica: “O controle da asma pode ser afetado por diversos fatores. Muitos pacientes pioram por causa de mudanças no tempo, infecções bacterianas e virais, como resfriados e gripes, contato com mofo e inalação de produtos químicos”. A exposição à fumaça do cigarro também é um problema para quem tem asma.

Para evitar o aparecimento dos sintomas da doença, algumas medidas podem ajudar no dia a dia. Mantenha a casa sempre arejada e limpa e, ao limpá-la, utilize panos úmidos em vez de vassouras. Lave o cabelo, roupas, tapetes, carpetes, cortinas, roupas de cama e bichos de pelúcia com frequência para evitar o acúmulo de pólen e de outras substâncias. Além disso, deixe o filtro do ar-condicionado sempre limpo.

Dra. Luiza Helena Degani Costa é pneumologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein. CRM-SP: 139095

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o pólen pode desencadear uma crise de asma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.