O que acontece nos pulmões de quem sofre com DPOC?


  • +A
  • -A

A doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida pela sigla DPOC, é uma enfermidade que abrange enfisema e bronquite crônica. “Trata-se de uma doença que afeta tanto os brônquios como os alvéolos, que são as unidades do pulmão responsáveis pela troca de oxigênio”, afirma o pneumologista Rodrigo Athanazio.

Como ela afeta os pulmões

A DPOC é progressiva e se instala no corpo ao longo dos anos. Athanazio explica que, inicialmente, os brônquios, que levam o oxigênio até os pulmões, se inflamam, tornando-se estreitos e dificultando a passagem de ar. O paciente passa a realizar um esforço muito maior para manter a respiração. Com o tempo, a inflamação passa também para os alvéolos, atrapalhando a troca de gases (oxigênio e gás carbônico) nos pulmões.

No entanto, o problema se manifesta de maneira mais crítica na hora da expiração do ar. Neste momento, os alvéolos são comprimidos e os brônquios diminuem de tamanho. Com a inflamação causada pela DPOC, o ar acaba ficando parcialmente preso nos pulmões.

As causas da doença

Entre as causas para o problema estão a exposição à poluição e outras substâncias que podem irritar os órgãos do sistema respiratório, mas principalmente, o cigarro. “Mais de 80% dos casos são causados pelo cigarro e é por isso que a DPOC é considerada uma doença evitável,  se conseguirmos combater adequadamente o tabagismo”, conta o pneumologista.

Athanazio faz um alerta para a relação entre a DPOC e outras doenças: “Pacientes com o problema estão mais propensos a desenvolver insuficiência cardíaca, osteoporose e depressão. Além disso, a dificuldade para respirar torna o indivíduo cada vez mais sedentário, o que colabora para a perda de massa muscular.”

Dr. Rodrigo Abensur Athanazio é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122658

TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O que acontece nos pulmões de quem sofre com DPOC?"

Há mais de dois anos que faço tratamento dessa doença, já diagnosticada por especialistas. O que ocorre é quem fornece o remédio Alenia, é o SUS que não tem cumprido seu compromisso, pois há mais de três meses que não recebo o remédio, e o preço do mesmo tornar-se oneroso para mim, uma vez que o uso é mensal (60 cápsulas). Como fazer para adquiri-lo por um preço acessível e onde.

Cuidados Pela Vida

Bom dia, o medicamento Alenia participa do Programa Cuidados pela Vida. O cadastro para participar do Programa é rápido e fácil e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Após a realização do cadastro poderá ser comprado com preço acessível em qualquer farmácia credenciada ao Programa. abraços

Paulo lima

Só para agradecer e parabenizs-los

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.