A DPOC pode ser confundida com alguma outra doença respiratória?


  • +A
  • -A

A DPOC consiste em um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar, dificultando, assim, a respiração. Como a falta de ar é um sintoma muito característico também da asma, esses dois quadros acabam sendo muitas vezes confundidos. Contudo, tratam-se de processos distintos, visto que cada um possui suas próprias causas, evolução e tratamento.

“A DPOC normalmente é confundida com asma, pois muitos sintomas são semelhantes entre as duas doenças. Além da falta de ar, tosse e chiado no peito são comuns em ambas”, informa o pneumologista Mauro Gomes. Suas causas principais, no entanto, são diferentes. Enquanto a DPOC surge muito em função do tabagismo, a asma é resultado de alergias e infecções virais.

Diferenças entre DPOC e asma


A diferença crucial entre asma e DPOC se relaciona justamente aos sintomas que as doenças têm em comum. Na asma, tosse, falta de ar e chiado no peito acontecem em episódios, esporadicamente, somente enquanto houver a crise. Na DPOC esses sinais são crônicos, permanentes e tendem a piorar conforme a doença evolui e o paciente envelhece.   

Outra diferença entre as doenças está em seus diagnósticos. A asma é, geralmente, verificada em crianças, no máximo até adultos jovens, e a DPOC aparece com mais frequência em pessoas com mais de 40 anos de idade. Todavia, há casos em que a asma se manifesta em pessoas mais velhas, o que aumenta o risco de ser diagnosticada erradamente como DPOC.

Tratamentos de asma e DPOC


De acordo com o especialista, os tratamentos das doenças são diferentes, embora muitos medicamentos sirvam para as duas situações. “O tratamento padrão deve utilizar medicamentos inalatórios que dilatam os brônquios, ou seja, os broncodilatadores. Em casos mais graves são utilizados também medicamentos anti-inflamatórios”.

Dr. Mauro Gomes é especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e chefe da equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A DPOC pode ser confundida com alguma outra doença respiratória?"

Marisa Ferreira

Houve dizer que nos EUA tem remédio para DPOC. Custa caro.Por que não é divulgado aqui no Brasil.

Cuidados Pela Vida

Oi Marisa, de acordo com o pneumologista Ramiro Sienra, a DPOC é uma doença irreversível e progressiva. O aprisionamento do ar no sistema respiratório provoca danos, como a destruição do tecido que recobre os pulmões e uma crescente dificuldade para esse órgão realizar as trocas gasosas. Esses danos podem ser controlados, mas não revertidos. No Brasil você também encontra medicamentos que ajudam a controlar os sintomas, ao realizar uma consulta com o médico especialista, ele poderá indicar o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.