Qual é a diferença entre tosse aguda e tosse crônica?


  • +A
  • -A

A tosse é um sintoma relacionado a uma grande variedade de doenças e por isso mesmo acaba sendo um dos motivos que mais levam pacientes a procurarem por atendimento médico. Como se manifesta em intensidades diversas, ela ganha classificações distintas que tem a ver com o seu tempo de duração.

Tosse aguda é causada por resfriados comuns e gripes


Os tipos de tosse mais conhecidos são a aguda e a crônica, sendo que entre as duas há uma intermediária denominada subaguda. Os períodos referentes a cada uma delas parecem não estar ainda precisamente estabelecidos, já que variam de acordo com a fonte pesquisada. Contudo, segundo a imunologista Laira Vidal, “considera-se como crônica a tosse que dura mais de três semanas”. A aguda não avança até 21 dias.

A médica informa ainda que as causas das tosses aguda e crônica também são diferentes. “Considerando pacientes não tabagistas, as principais causas de tosse aguda são resfriados comuns e gripes. Já as principais causas de tosse crônica são rinossinusites crônicas, asma/ bronquite e tuberculose”.

Possível causa da tosse crônica, tuberculose exige cuidados redobrados


Os tratamentos recomendados para os diferentes tipos de tosse também diferem entre si. “A tosse aguda deve ser tratada com medicamentos sintomáticos, tais como expectorantes e fluidificantes, isso no caso da tosse ser de origem infecciosa (resfriados e gripes). A tosse crônica, por outro lado, deve ser investigada e tratada de acordo com a causa”.

Laira diz que se a tosse crônica for decorrente de algum processo alérgico, os anti-histamínicos podem ser usados, “assim com o tratamento específico da alergia através de imunoterapia (vacinas de alergia)”. A tuberculose, em especial, requer diagnóstico cuidadoso, e tratamento com medicações específicas. “Deve haver também o controle dos contactantes, que são os familiares que podem estar contaminados”, conclui.

Dra. Laira Vidal é alergista e imunologista, formada pela UFRJ e diretora-médica da Clínica de Alergia Alergolife, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – CRM 864129 – laira.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a diferença entre tosse aguda e tosse crônica?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.