O que é um broncoespasmo? Quais são as causas?


  • +A
  • -A

É chamado de broncoespasmo o fenômeno caracterizado pelo fechamento e pela presença de edemas nas pequenas vias aéreas, os brônquios e os bronquíolos, canais por onde o ar é transportado até chegar aos pulmões. “Essa circunstância do sistema respiratório se manifesta por meio de sintomas, como tosse, falta de ar e chiado e sensação de aperto no peito”, afirma o pneumologista Ramiro Sienra.

Doenças cardíacas e pulmonares provocam o broncoespasmo


De acordo com o especialista, o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas.

“O fenômeno é muito frequente em pessoas com doenças pulmonares, principalmente aquelas com características obstrutivas, como asma, enfisema pulmonar e bronquiolites”, explica o médico. No entanto, o fato de o broncoespasmo ser mais comum em quem tem problemas respiratórios não significa que um indivíduo saudável não poderá desenvolvê-lo.  

Como tratar e se prevenir do broncoespasmo


Todos os casos de broncoespasmo e de falta de ar devem ser avaliados imediatamente por um médico, de preferência em uma sala de emergência, segundo Sienra. O tratamento é feito com o uso de medicamentos broncodilatadores inalatórios ou por via subcutânea, caso seja necessário. Também podem ser administrados corticosteroides de forma endovenosa ou via oral.

Para prevenir o surgimento do broncoespasmo, é importante tratar as doenças respiratórias e cardíacas assim que surgirem os sintomas, com medicamentos e outras medidas indicadas por um profissional. Mas, se a causa para o problema for o contato com produtos tóxicos e substâncias que provocam alergias, a identificação do agente e o isolamento do paciente para evitar a exposição é vital.

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
bronquite
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

26 comentários para "O que é um broncoespasmo? Quais são as causas?"

Kerciane

Oi doutor! Minha bebê com 2 meses de vida ,apresentou roncos e chiados no peito.Os médicos do UPA passaram remédios e fluidificantes nasais porém nada resolveu. Com 4 meses ela teve broncopneumonia, foi medicamentada, tratada,e o chiado baixou um pouco de volume, mas mesmo assim continuou .Hoje com 6 meses ela continua assim, e também esta resfriada! Não sei mais o q faço, o pediatra disse hoje que isso era broncoespasmo, como posso saber se é realmente isso? O que eu devo fazer para acabar com esse tormento?

Lourdes Abreu

DrA três anos tive cancer de pulmão com retirada do lobolo superior direito deu embolá pulmonar tumor no mediastino direito ,tuberculose ganglionar no mediastino esquerdo e vários nódulos nos dois pulmões hoje continuo com uma problema no mediastino esquerdo , muito aperto no peito ,cansaço e voltei a ficar constantemente com resfriado e rouca me disseram que é bronco espasmo , que posso fazer para melhorar?

Cuidados Pela Vida

Olá Kerciane, entendemos sua preocupação, pois a saúde de nossos filhos é algo muito precioso, não é mesmo? Como você informa já ter passado sua filha com o pediatra, recomendamos que você a leve até um pneumologista, pois ele é especialista em doenças respiratórias e pulmonares e poderá esclarecer se é realmente broncoespasmo. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Lourdes, é importante seguir a recomendação do profissional que a atendeu há três anos. Entretanto como já faz algum tempo, caso ainda não tenha realizado uma consulta com especialista, recomendamos que o faça, pois ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Abraços

LaineLaine

Dr.estou com Meu BB de 9 meses a 20 dias nA UTI entubado os médicos falam em brocoespamo, já estou desesperada sem saber o que fazer, pois moro em Sergipe e estou achando o tratamento lento ,já foi feito vários antibióticos ,pulsotepia e não melhora me. Ajude o quê passo fazer pedir transferência PR são Paulo ,?será que teria outros tratamentos? Me ajude pôr favor

Cuidados Pela Vida

Oi Laine. Entendemos sua preocupação pois queremos os filhos sempre saudáveis. Com relação ao tratamento, o mais indicado é verificar com o médico que está acompanhando o seu filho ou buscar uma segunda opinião. Estimamos melhoras.

Sonia Andrade

Sinto chiado no peito devido a refluxo o que posso tomar para melhorar?

Cuidados Pela Vida

Olá Sonia, qualquer medicação somente pode ser indicada após avaliação de um profissional médico. Recomendamos que você realize uma consulta com um especialista afim de identificar o tratamento indicado para o seu caso. Melhoras.

Valdeberto Fernandes

Boa noite, gostaria de saber se quem tem bronquitaesia, pode fazer o uso do medicamento Ibuprofeno?

Cuidados Pela Vida

Olá Valdeberto, qualquer medicação somente pode ser indicada após avaliação de um profissional médico. Recomendamos que você realize uma consulta com um especialista afim de identificar o tratamento indicado para o seu caso. Abraços.

Alexsandra sousa

Boa noite, á 2 dias recebi o diagnóstico de que estava com pneumonia e broncoespasmo, já sou asmática desde um ano de idade sendo que já tenho 40 e gostaria de saber quais as agravaçoes em minha vida agora que estou com esses dois diagnosticos.Sinto muitas dores noas costas e quase morri sem consequir respirar (nariz intupido )tentando respirar pela boca tive a sensação de que minha glotia enchava boca muito seca desespero total, entrei em pânico. Desde já agradeço .

cintia camila

ola doutor meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com asma desde do seu primeiro ano de vida ele ja teve 11 pneumonias seguidas faz tratamento com broncodilatadores mas ele ainda apresenta chiado no peito quando dorme muito me falaram que esse chiado desapareceria com o passar do tempo mas vejo que ele nao vai embora eu queria saber se e normal uma criança que faz tratamento desde 1 ano de idade ainda apresentar chiado aos 5 anos

Cuidados Pela Vida

Olá Cintia. Seguindo o tratamento correto seu filho não deveria mais apresentar esses sintomas. Você realiza acompanhamento médico regularmente? é importante saber exatamente qual o tipo de asma seu filho possui para que se desenvolva o tratamento ideal. Abraços

Cuidados Pela Vida

Alexandra, você segue o tratamento para asma regularmente? É importante pois broncoespasmo geralmente é relacionada à doenças respiratórias. Também é muito importante diagnosticar a origem do surgimento dos sintomas, pois em alguns casos a causa do problema pode ser alérgica. Abrçaos

Cintia Leandra Pio

Boa noite meu filho teve asma … Estava usando bombinha. Mas a pneumo tirou pra fazer um teste …. Semana passada teve uma dor aguda entre as costelas… Foi para o pronto socorro e diagnosticaram peneumonia….. Essa dor seria o q????Ele ainda sente dores quando tosse ….

Cuidados Pela Vida

Olá Cintia. Essa dor é devida a inflamação causada pela pneumonia. Caso essa dor persista, procure um pneumologista para uma nova avaliação.
Abraços

André Ricardo

Dr. Meu cunhado tem 46 anos altista e daw vem dando uns espasmos ao acorda Quando acordamos o espasmos é bem forte chega a cair quase que desmaiandoO que devemos fazerQual médico procurar

Cuidados Pela Vida

Olá André, você pode procurar um médico pneumologista. Abraços

Valdirene nunes

Olá,boa noite! tenho um vizinho que apresentou um problema e o médico diagnosticou como broncoespasmo,mas agora ele apresentou umas manchas se sangue nos olhos o que pode ser?

Jane de Fátima Souza Silva

Fui acometida de uma infecção pulmonar com séria falta de ar. Fui medicada com antibióticos, hidrocortisona e inalação com Berotec e Atrovent. Mesmo com todos esses medicamentos, eu ainda sentia falta de ar e uma séria taquicardia devido ao uso do Berotec que foi logo suspenso. Passei a usar a micro-nebulização só com Atrovent e o uso de hidrocortisona. Tão logo era aplicada a injeção de Hidrocortisona eu começava a ter dificuldade respiratória e o mesmo acontecia com o Atrovent. O efeito era o contrário, pois o que deveria abrir os brônquios, fechava e eu ficava muito mal. O médico suspendeu esses medicamentos, só deixando o antibiótico. Será que eu tive uma reação alérgica?

Cuidados Pela Vida

Olá Jane, possivelmente você teve alguma reação alérgica. Abraços

Camile

Olá Dr, meu BB tem 6 meses foi diagnosticado e broncoespasmo após dois meses de tratamento com usando clenil, aerolin, pergo e nada da chieira sumir, está fazendo fisioterapia respiratória, então fui ao otorrino pq achei q o chiado dele está só a nível de vias aéreas.Segundo o Laudo dele, meu BB está com broncoespasmo. Iniciou com antibiótico, predicin, livmuco

Alexandre Lucio

tenho 24 anos, sou fumante e tentando parar, queria saber se fumar pode influenciar para ter broncoespasmo, tive sangramento nasal, dores fortes no peito, muita tosse, falta de ar e etc, tomei algumas inalações na UPA, e as crises de falta de ar diminuiram, mas ainda toda vez que vou tossir meu peito e minha garganta dói muito, é normal na recuperação ou pode ser outra coisa?

Murilo

Olá Dr., é possível o broncoespasmo ser ocasionado por refluxo gástrico? Desde já agradeço a atenção!

Cuidados Pela Vida

Olá Murilo, geralmente o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas.

Regina

Meu marido fez cirurgia de CEA de laringe, com esvaziamento cervical. Fazem 4 anos.Posteriormente deve tromboembolia pulmonar já tratada. Hoje ele tem alguns espasmos, não sei se realmente esta seria a palavra correta, mas aconte ce de dia e dormindo. é um tipo de soluço. Seria isto normal?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.