Asma: veja dicas para evitar crises com a chegada do clima mais frio


  • +A
  • -A

O inverno requer alguns cuidados especiais que devem ser adotados por quem tem asma, uma das principais doenças respiratórias. Quem não se cuidar, pode sofrer com as crises asmáticas durante a estação mais fria do ano. Em geral, o paciente pode sentir piora da falta de ar, obstrução nasal constante, chiado no peito e tosse seca, que se torna mais intensa e frequente.

Contato com poluição facilita crises asmáticas


O aumento do número de crises e a piora dos sintomas são consequências do clima. “É nessa época que os pacientes podem apresentar piora dos sintomas e crises de broncoespasmo, devido às condições climáticas, como o ar seco e a maior incidência de infecções respiratórias”, afirma o pneumologista Luis Renato Alves.

Algumas dicas, no entanto, podem ajudar a evitar os sintomas. “Para evitar as crises, o paciente deve estar com a doença bem controlada, usando as medicações de maneira regular e evitando contato com fatores desencadeantes, como poeiras e poluição ambiental”, recomenda o profissional. Outra atitude fundamental é ficar longe da fumaça do cigarro.

Cuidados dentro de casa contra a asma


Os cuidados também devem ser tomados dentro de casa. Com as temperaturas mais frias, o os cômodos do lar tendem a permanecer com portas e janelas fechadas por mais tempo, podendo acumular ácaros, poeira e mofo. O ideal é deixar tudo limpo e arejado, especialmente tapetes, carpetes, cortinas, bichos de pelúcia e até roupa de cama.

Casacos que ficaram guardados no armário durante todo o ano devem ser lavados por precaução. Além disso, utilize umidificadores de ar ou panos úmidos para driblar o ar seco. Lavar o nariz com frequência também ajuda, especialmente nas crianças. Lavar as mãos sempre, beber bastante água e reforçar a alimentação com frutas ricas em vitamina C, como laranja e limão, também são medidas eficientes.

Dr. Luis Renato Alves é pneumologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 122744.

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Asma: veja dicas para evitar crises com a chegada do clima mais frio"

VITORIA

Boa tarde,Irei morar na Europa e tenho medo que o frio venha ocasionar a crise asmática.A dica em deixar a casa arejada não será uma boa ideia por conta do clima.O que fazer ? Existe alguma técnica que possa minimizar a crise?Ex: Na crise, tento dormir com a cabeça mais alto que o peito…. sinto um pouco de alívio.

Cuidados Pela Vida

Oi Vitoria, tente ventilar bem o ambiente, mesmo que por um curto tempo. Como explica o pneumologista Dr. Rodrigo Abensur Athanazio: “é importante se manter adequadamente hidratado e com bons hábitos de vida, como boa alimentação e boa qualidade do sono. Além disso, é importante evitar locais de aglomeração e ter higiene adequada das mãos”. O controle da asma é fundamental para evitar novas crises. Isso pode ser feito por meio de medicamentos de uso contínuo, cujo objetivo é tornar o sistema respiratório menos sensível, dificultando a inflamação dos brônquios e o surgimento dos sintomas da asma. Você pode consultar com um especialista para que ele analise a melhor opção para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.