Alergia à tinta: Qual é a melhor maneira de lidar com as obras em casa?


  • +A
  • -A

Fazer uma obra em casa requer paciência e planejamento para encontrar os melhores materiais com os menores preços, além de evitar custos adicionais exorbitantes, a inevitável sujeira e outros problemas que podem surgir ao longo da reforma. Algumas pessoas também devem se preocupar com a tinta usada para dar uma cara nova ao lar por causa de possíveis crises alérgicas.

Tinta pode causar lesões na pele e falta de ar


“A tinta pode agir como irritante para as vias respiratórias, desencadeando sintomas de rinite, como espirros, coriza, coceira e obstrução nasal, ou um quadro de broncoespasmo, com tosse seca, falta de ar, aperto no peito e chiado”, afirma a alergista e imunologista Cristina Abud de Almeida.

Aqueles que sabem que têm alergia à tinta devem ficar atentos, já que a tinta é capaz de provocar reações também na pele. “Na pele, a tinta pode desencadear um quadro de dermatite. Podem aparecer lesões avermelhadas, ásperas e descamativas nas partes do corpo em que houver contato com a tinta”, explica a profissional.

Manter a casa limpa evita crises alérgicas


A melhor maneira de evitar qualquer problema com alergias durante uma obra é não permanecer no ambiente. “Mas, se não tiver como ficar distante, é preciso utilizar os produtos com cheiro forte, como tintas e removedores, no período em que o alérgico não estiver em casa, mantendo o local sempre arejado”, aconselha a médica.

A limpeza da casa também é fundamental para evitar as crises de alergia. Para isso, dê preferência ao uso de panos úmidos no lugar da vassoura caso o alérgico esteja presente. Escolher um cômodo limpo sem poeira e entulhos para dormir é uma atitude que também ajuda, além de procurar um especialista para receber orientações de tratamentos para o período da obra.

Dra. Cristina Abud de Almeida é pediatra, alergista e imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 117032

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Alergia à tinta: Qual é a melhor maneira de lidar com as obras em casa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.