O que é o transtorno afetivo bipolar? Quais os sintomas?


  • +A
  • -A

O transtorno afetivo bipolar é uma doença psiquiátrica complexa descrita desde a antiguidade. A principal característica da doença é a alteração do humor ou dos níveis de energia mental e física. Pessoas que sofrem com o problema apresentam episódios repetidos de humor para baixo, a depressão, ou para cima, chamados de mania e hipomania.

Conheça os tipos 1 e 2 do transtorno bipolar


Entre os tipos de transtorno bipolar, o psiquiatra Diego Tavares destaca os tipos 1 e 2, os mais estudados e descritos até o momento. “No primeiro, o indivíduo apresenta oscilação do humor para cima suficientemente grave, com comportamentos evidentes de elevação do humor e dos níveis de energia física, às vezes requerendo internação hospitalar”, explica o profissional. Os períodos de depressão também são graves, mas há pacientes que apenas têm sintomas de mania.

Já no tipo 2, as oscilações de humor para cima são mais leves. “No tipo 2 do transtorno bipolar, ocorre uma mania leve chamada de hipomania e o indivíduo que estava deprimido oscila o humor durante alguns dias com aumento da energia física ou psíquica”, afirma o médico. O paciente se torna mais ocupado e produtivo, muitas vezes obstinado, mas logo volta a ficar deprimido.

Ataques de pânico são comuns em pessoas com transtorno bipolar

 

Quem sofre com o transtorno bipolar também pode apresentar outros distúrbios. Tavares cita um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que verificou que 75% dos pacientes bipolares tinham ao menos uma comorbidade e cerca de 50% tinham três ou mais doenças psiquiátricas.

Os transtornos de ansiedade, particularmente, os ataques de pânico, foram as comorbidades mais comuns, seguidos por transtornos comportamentais da infância e por transtornos causados pelo uso de drogas. “Pacientes com transtorno bipolar também são mais propensos a um maior risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, obesidade, tabagismo, hipertensão e diabetes tipo 2″, alerta o psiquiatra.

Dr. Diego Freitas Tavares é psiquiatra e pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. CRM-SP: 145258

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico
transtorno-bipolar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O que é o transtorno afetivo bipolar? Quais os sintomas?"

Luciana

Fui diagnosticada com esse trastorno ha alguns anos, vivo numa motanha russa do humor, as pessoas à minha volta não entendem oq estou passando e acabam me deixando pior, não quero parecer doente por isso me esforço muito pra está sempre apresentável. Mas as pessoas fazem críticas o tempo todo sabe, estão sempre querendo q eu faça mais, não entendem q eu estou no meu limite. Triste!!

Leticia

Fui diagnosticada com essa doenca a 5 meses e as pessoas ao meu redor nao me compreendem as vezes sinto que estou no limite que nao vou aguentar sinto falta de alguem com quem eu possa coversar tenho uma filha de 15 anos e estou tendo problemas de convivencia com ela

Cuidados Pela Vida

Olá Leticia, a principal característica do transtorno afetivo bipolar é a alteração do humor ou dos níveis de energia mental e física. A realização do tratamento do transtorno é muito importante não apenas na fase aguda, como também ao longo de toda a vida. O combate ao transtorno bipolar se baseia no uso de estabilizadores de humor. Outra abordagem terapêutica é a psicoterapia; há vários tipos, dependendo da necessidade específica de cada paciente, como psicoterapias individual ou grupal, terapia familiar. Orientamos você a retornar com o médico que a diagnosticou para que ele verifique qual o melhor tratamento para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.