Tensão pela manhã: veja dicas para que a ansiedade leve não prejudique sua vida


  • +A
  • -A

Ao acordar pela manhã, você se depara com dezenas de compromissos, metas a cumprir e tarefas a realizar. Toda a situação te pressiona e a ansiedade começa a tomar conta do organismo. Quando em níveis extremamente altos, essa sensação pode causar desde sudorese até sérios prejuízos à saúde do corpo e piorar a qualidade de vida.

No entanto, a ansiedade traz benefícios quando controlada e em níveis adequados. “A ansiedade e certo grau de obsessão e organização são traços da personalidade que podem ajudar o paciente na vida prática, desde que consiga controlá-la e modificá-la sempre que estiver muito acentuada”, afirma o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.

Aprenda a organizar o dia

Uma das atitudes que podem ajudar no processo é planejar o dia antecipadamente. Um ou dois dias antes, organize seus compromissos agendados. Procure cumprir as tarefas antes do prazo e mantenha a calma se algo der errado. No dia chave, ao acordar, relembre tudo e se programe para as atividades com objetivando otimizar o tempo.

É importante se certificar de que não há tarefas demais no seu dia. Caso contrário, você não conseguirá cumpri-las, o que será motivo para se estressar sem necessidade. Além disso, saiba fazer adaptações conforme as horas passarem para não virar um escravo da agenda e atrapalhar o prosseguimento do dia. A prática de exercícios físicos é uma grande aliada contra a ansiedade.

A ansiedade no trabalho, na faculdade e no colégio

No trabalho ou nos estudos, é fundamental não se pressionar excessivamente por causa de metas. Antes de tudo, saiba quais são as suas e verifique se é capaz de cumpri-las.” A autocobrança excessiva e metas acima da capacidade podem gerar frustração e deixar a pessoa mais ansiosa e estressada”, diz Boarati. Dr. Miguel Angelo considera importante saber o próprio potencial e conhecer suas habilidades.

Para controlar a ansiedade e manter o desempenho desejado no trabalho ou na faculdade, o indivíduo deve fazer o que gosta. “Ficar muito tempo em uma atividade que não dá satisfação pessoal e onde não é possível desenvolver o seu melhor é muito desgastante e favorece o adoecimento físico e mental”, alerta o profissional.

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tensão pela manhã: veja dicas para que a ansiedade leve não prejudique sua vida"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.