Você sabia que a prática de exercícios auxilia no combate à ansiedade leve?


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A ansiedade é um sentimento bastante comum nos seres humanos e que surge diante da expectativa por uma situação diferente ou desconhecida, como um primeiro encontro, a hora de dar falar em público ou antes de uma viagem. Ela é representada pela sensação de medo, apreensão, tensão e desconforto.

Níveis de ansiedade


Esse sentimento pode se manifestar em diferentes níveis. O mais extremo é caracterizado pelo que é chamado pela Psiquiatria de transtorno de ansiedade. “Fala-se em transtorno de ansiedade quando essa sensação é constante e desproporcional ao evento que a desencadeia, em que é possível perceber uma situação corriqueira como ameaçadora”, explica a psiquiatra Elaine Henna.

Por outro lado, quando a ansiedade for leve, é possível combatê-la por meio da prática de exercícios físicos. “Há estudos sobre atividade física nos transtornos da ansiedade desde a década de 1970. A atividade física regular e de baixa intensidade exercem uma ação benéfica sobre a ansiedade, reduzindo os sintomas associados a ela”, afirma Elaine.

Mesmo quando a ansiedade se manifesta de forma leve, os indivíduos podem ter prejuízo na qualidade de vida. Eles tendem a ficar preocupados nas diversas situações da vida e apresentar incapacidade de relaxar e de se concentrar e sintomas, como sudorese, tensão muscular e fácil irritabilidade.

Outras abordagens


Para a psiquiatra, a maioria dos casos de ansiedade leve não precisam ser tratados com medicamentos. “Prioriza-se diferentes abordagens psicoterápicas, sendo que a terapia cognitivo comportamental costuma apresentar resposta rápida e duradoura”, destaca Elaine. Técnicas de relaxamento e meditação também podem auxiliar, assim como restrições no consumo de cafeína e álcool a adoção de uma dieta balanceada.

Dra. Elaine Henna é psiquiatra e atua no Laboratório de Psicofarmacologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo. CRM-SP: 66403

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