Quais os sintomas de uma crise de síndrome do pânico?


  • +A
  • -A

Muitas vezes uma crise de ansiedade e uma crise de síndrome do pânico podem ser confundidas, já que ambas têm sintomas muito parecidos. No entanto, se você prestar atenção, é possível notar algumas diferenças básicas entre os dois. Conheça mais sobre os sintomas durante uma crise de pânico.

O ataque de pânico é mais intenso que a crise de ansiedade

Falamos em pânico quando se sente um nível extremo de ansiedade. Ou seja, os sintomas de um ataque são ainda mais intensos do que em uma crise de ansiedade. Eles podem ser motivados por um fator externo (uma fobia) ou sem qualquer motivo óbvio.

Entre os sintomas físicos estão a taquicardia, transpiração (sudorese), aperto no peito e formigamento nos membros. Falta de ar, tremores, irritabilidade intestinal e náuseas também podem aparecer. “A crise de pânico é mais rápida e pode paralisar a pessoa onde ela estiver”, explica o psiquiatra Gustavo Cahú.

Medo de morrer é o principal sintoma psicológico

A principal diferença, no entanto, está nos sintomas psicológicos. No ataque de pânico, o principal sinal é o medo iminente de morrer. “Ele é muito pontual e intenso, podendo inclusive acordar a pessoa à noite. Entre os ataques, a pessoa fica preocupada e pensando naquilo”, completa o psiquiatra. O desespero, angústia e medo de perder o controle também são sintomas. A crise de pânico pode parecer um ataque cardíaco, uma convulsão ou até mesmo um AVC.

Superando a crise

Para superar o momento de crise é ideal manter a calma, sentar e procurar respirar lentamente e profundamente. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas. No entanto, o recomendado é procurar o atendimento médico e um tratamento adequado com terapia e, se for preciso, medicamentos.

 

Dr. Gustavo Cahú é psiquiatra e atende no Rio de Janeiro. CRM: RJ 5273633-3

TAGS
ansiedade
psicologico
panico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os sintomas de uma crise de síndrome do pânico?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.