Quais são os principais sintomas da ansiedade manifestados no dia a dia?


  • +A
  • -A

A ansiedade é uma característica natural do ser humano, um sinal de alerta que antecede momentos de perigo reais ou percebidos. Dessa maneira, o indivíduo consegue lidar com uma ameaça iminente. A sensação, no geral, é desagradável e o nervosismo causado pela ansiedade também gera sintomas físicos.

 

Quais são os sintomas da ansiedade?

 


“Dentre os sintomas da ansiedade, podemos citar dor de cabeça, perspiração, palpitações, aperto no peito, dor ou leve desconforto estomacal, inquietação (indicada por uma incapacidade de ficar sentado ou em pé por muito tempo), hesitação e urgência em urinar. É importante ressaltar que a gama dos sintomas ansiosos tende a variar entre as pessoas”, explica a psiquiatra Ana Cláudia Ducati.

Segundo a médica, em quadros de ansiedade patológica, os sintomas se modificam um pouco. “Nesses casos, ansiedade e preocupação são contínuas e excessivas, acompanhadas por sintomas corporais, como inquietação, ‘nervos à flor da pele’, fatigabilidade, dificuldade de concentração, ‘branco’ na mente, tensão muscular, irritabilidade e dificuldade para dormir”, afirma Ana Cláudia.

 

Causas e tratamento da ansiedade patológica

 


A causa da ansiedade patológica não é conhecida, embora acredite-se que seja uma junção de fatores biológicos e psicossociais. Como um certo grau de ansiedade é normal e adaptativo, é difícil diferenciar a ansiedade normal da patológica. Difícil, mas não impossível. “A ansiedade patológica é exagerada, a ponto de interferir em aspectos da vida pessoal e profissional, e está presente na maioria dos dias por pelo menos seis meses”.

O tratamento de quadros de ansiedade patológica costuma ser feito por meio da combinação do uso de medicamentos, fitoterápicos em casos leves ou moderados e psicoterapia. “Todavia, a adoção de práticas de vida saudáveis, como atividade física regular, também é apontada como eficaz para melhora dos sintomas da ansiedade”, completa a psiquiatra.

 

Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e da infância e adolescência, formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM: 150.562

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os principais sintomas da ansiedade manifestados no dia a dia?"

Rosemary

Queria tanto voltar a tomar remedio tenho medo so estou tratando c homeopatia e tb s um que consegui tomar

Inês Claret

Muito bom essas dicas.Tenho todos os sintomas de ansiedade e luto para não tomar medicamentos .Gosto mais de exercícios e chás calmantes e relaxantes.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.