Quais são os principais sintomas da ansiedade manifestados no dia a dia?


  • +A
  • -A

A ansiedade é uma característica natural do ser humano, um sinal de alerta que antecede momentos de perigo reais ou percebidos. Dessa maneira, o indivíduo consegue lidar com uma ameaça iminente. A sensação, no geral, é desagradável e o nervosismo causado pela ansiedade também gera sintomas físicos.

 

Quais são os sintomas da ansiedade?

 


“Dentre os sintomas da ansiedade, podemos citar dor de cabeça, perspiração, palpitações, aperto no peito, dor ou leve desconforto estomacal, inquietação (indicada por uma incapacidade de ficar sentado ou em pé por muito tempo), hesitação e urgência em urinar. É importante ressaltar que a gama dos sintomas ansiosos tende a variar entre as pessoas”, explica a psiquiatra Ana Cláudia Ducati.

Segundo a médica, em quadros de ansiedade patológica, os sintomas se modificam um pouco. “Nesses casos, ansiedade e preocupação são contínuas e excessivas, acompanhadas por sintomas corporais, como inquietação, ‘nervos à flor da pele’, fatigabilidade, dificuldade de concentração, ‘branco’ na mente, tensão muscular, irritabilidade e dificuldade para dormir”, afirma Ana Cláudia.

 

Causas e tratamento da ansiedade patológica

 


A causa da ansiedade patológica não é conhecida, embora acredite-se que seja uma junção de fatores biológicos e psicossociais. Como um certo grau de ansiedade é normal e adaptativo, é difícil diferenciar a ansiedade normal da patológica. Difícil, mas não impossível. “A ansiedade patológica é exagerada, a ponto de interferir em aspectos da vida pessoal e profissional, e está presente na maioria dos dias por pelo menos seis meses”.

O tratamento de quadros de ansiedade patológica costuma ser feito por meio da combinação do uso de medicamentos, fitoterápicos em casos leves ou moderados e psicoterapia. “Todavia, a adoção de práticas de vida saudáveis, como atividade física regular, também é apontada como eficaz para melhora dos sintomas da ansiedade”, completa a psiquiatra.

 

Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e da infância e adolescência, formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM: 150.562

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

41 comentários para "Quais são os principais sintomas da ansiedade manifestados no dia a dia?"

Rosemary

Queria tanto voltar a tomar remedio tenho medo so estou tratando c homeopatia e tb s um que consegui tomar

Inês Claret

Muito bom essas dicas.Tenho todos os sintomas de ansiedade e luto para não tomar medicamentos .Gosto mais de exercícios e chás calmantes e relaxantes.

Cuidados Pela Vida

Olá Inês. A prática de exercícios regulares juntamente com bons hábitos alimentares e outros tipos de atividades relaxantes contribui significativa para quem possui os sintomas de ansiedade, além de combater outras inúmeras doenças.
Abraços

Lilian

Boa noite, estou tendo muitas aftas, já passei com vários médicos e não resolveram o meu problema, estou tomando viários remédios alguns messes e nada resolveu, poderia isso ser ansiedade?

Rosana

Tenho sentido esses sintomas. Pois minha mente as vezes parece cheia demais. E pra piorar roo as unhas. Estou tomando remédio para pressão ha uns 10 meses.

Cristiane jones

Sofro dessa maldita ansiedade há muito tempo e depois da menopausa tá pior mesmo tomando minha medicação tem dias que é difícil Controlar que coisa ruim ansiedade e quem tem filho adolescente então nesse mundo violento em que vivemos como não ter preocupação e ansiedade

To com uma anciedade muito hrande. Alem disso so penso toda hora que uma coisas muito rui vai acontece. E uma censassao de.morte de uma angintia terrivel.

Nao sei o que faser to com muita anciedade. Que ta afetando minha vida. E uma censaossaoo de morte de coisa muitho ruin to precisando de um medico. Vpntade de chora de sumi. De morre e muita angustia

Norma Rgilda Guimarães Batista

Tenho ansiedade muito forte tomo fluxetina e mesmo assim ainda fico muito ansiosa e tenho muita enxaqueca por conta disso.

Cuidados Pela Vida

Olá Lilian. As aftas podem ser sintomas de ansiedade, de estresse ou imunidade baixa. O ideal é investigar mais detalhadamente através de exames médicos. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Rosana. Em alguns casos o tratamento para ansiedade levam tempo para surtir efeito, mas seja persistente! Vai valer a pena! Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Francisca. É realmente importante procurar ajuda médica nessas horas. Seja forte e persistente. Abraços

Jocimari wolf

Boa noite Dra . Tenho todos os sintomas citados pela Dra e insônia …. E agora com dores no peito que irradia pela costa , não tem hora e nem dia … Esses sintomas estou sentindo a mais ou menos 30 dias , já procurei meu cardiologista e estou com todos os exames cardiológicos em ordem. Porém tenho dermatomiosite e estou tomando medicamentos para controlar.Seria uma crise de stress. Grata!

Jose

Sinto falta de ar o tempo todo, parece que tem algo preso na minha garganta, dor atrás do pescoço e na frente,nas costas, fiz raio-x deu normal, pode ser ansiedade? ?

Fatima

Eu sinto todos esses sintomas já passei pelo um psicólogo um neurologista um psiquiatra e nada resolve tomo remédio pra dormir e não durmo minha isonia é incontrolável não sei mais o que fazer.

Barbara

Eu ainda n fui ao médico mais minha ansiedade acho q está bem elevada sinto esses sintomas da ansiedade patológica a foi escrito a cima ai o q eu faço???

Cristiane

Ola dotora tudo bem bom tenho todos eses sintoma e muito mais isso ja fas dois anos nao sei mais o que faser na maioria das veses parese que estao precionando minha lingua pra baicho a sensacao e que vo emgoli a lingua sinto um queimor na cabeca fui em tudo que e medico me derao rivotril froxcetina mais eu so toma meu cha de calmomila nao sei mais o que faser um abraco muito obrigado des de ja

Ana Cláudia Fernandes dos santos

Tenho anciedademais tou vencedor com oração falando comJesus.

Rejane

Olá, sofro a muito tempo com manchas vermelhas no colo e principalmente no pescoço. É horrível, já fiz inúmeros exames e não tenho nada físico. Elas aparecem do nada , seria sintoma de ansiedade? Preciso de ajuda

Cuidados Pela Vida

Olá José, esses sintomas podem representar uma série de problemas diferentes. O ideal é que você procure um médico para que ele possa examinar o seu caso com mais propriedade. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Fátima. É muito importante que você siga as recomendações médicas. Muitas vezes leva tempo até que os medicamentos comecem a surtir o efeito desejado.
Abraços

Cinthia

Eu tenho ansiedade a 3 anos mas ou menos descobrir,só que graças a Deus não tomo remédio controlado só que tem dias que a insônia não me deixa dormir dá uma agonia,affffff

Cuidados Pela Vida

Olá Barbara, é importante entender que nessa matéria falamos sobre os sintomas, mas, não necessariamente você pode ter ansiedade. Aconselho que procure um médico para que ele fala uma avaliação mais detalhada do seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Cristiane. É importante que você siga as orientações médicas. O tratamento para depressão pode ser longo e é preciso que você tenha muita disciplina em seguir todas as recomendações. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Rejane, é bastante complicado falarmos sobre algum diagnóstico para você sem ver exames ou conhecer o seu histórico. Existem tipos de pele em que as manchas tendem a surgir mais do que em outras. O Ideal é que você procure um dermatologista para examiná-la. Abraços

Letícia

Olá,tenho mania de enrrolada o cabelo quando estou conversando com alguém ou parada, já me chamaram atenção muitas vezes mas a anos não consigo controlar,isso seria um tocar ou ansiedade, tenho alguns sintomas como dificuldade de concentração também,mania de achar que as pessoas nãoe olham com bons olhos, oque seria,poderia me dar alguma informação???Grata

Paloma

Ja passei pelo médico cardio,falei tdos os meus sintomas,principalmente coração acelerado,enxaqueca constante,ânsia de vômito,enjoo,não sinto o mesmo apetite de antes,é tanto que emagreci 8kl em apenas 3 messes,estou sendo acompanhada por uma psicóloga agora.minhas crises estão diminuindo um processo longo e árduo,tomo Rivotril,pra poder conseguir dormir a noite….

jose oliveira silva

Olha Dra quando estou com alguma preocupação eu sinto um aperto no maxilar e desse para a garganta e depois para a boca do estômago e no peito esquerdo..será Ansiedade?

Sidnei Velasquez maia

É tanto sintoma. Uns melhoram.outros aparecem. Podemos ter necessidade de mudar os medicamentos conforme novos sintomas ou é comum as alterações?

Luquinha

Os meus sintomas batem com a patológica, sem deixar os outros sintomas de forA

LUCILENE SOUZA

Eu sofria com todos esses sintomas , mas graças a Deus estou bem , procurei tomar remédios da pastoral da saúde e me peguei com Deus participo de um grupo de orações e vou a missa todos o Domingos, Então primeiramente procurem Deus que ele è a unica solução para todos os problemas na vida da gente.

Nelma

Sim,tbm estou passando por Tdos esses sintomas.Só que temos que confiar em Deus,e,recorrer aos profissionais.Mas existe remédios homeopáticos,e,chá de cidreira e capim santo e canela em pau.Façam essas três misturas e bebam de quatro a cinco copos por dia.O sono chega logo…tentem ao menos.E,o remédio natural que tomo é o Valeriana três vezes ao dia.

nelma

Sou evangélica.Graças a Deus.Sei que se não o fosse não existiria mais…Pq,esses sintomas me segue sempre.Mas a confiança em Deus,e, a ajuda dos profissionais tô sempre vencedo.Pq Deus deixou a medicina pra essas hras em que mas precisamos.

eu tenho anciedade sinto tudo isso que tar tai

Eu sinto dor peito elegia na pele

Michela

Olá, boa noite! Em uma crianca de 9 anos que tem manias como cuspir muito (não engolir a saliva quando acordada ) lamber os dedos das mãos, molhar os pés várias vezes antes de dormir pode ser sintomas de transtorno de ansiedade?

Rosi

Boa noite!!!Sinto palpitações, falta de ar, aperto no peito que parece que vou explodir, medo, sensação de que algo ruim vai acontecer, vontade de ficar sozinha Mas isso não é constante sinto as vezes parece uma crise.

Luciene marcondes

Olá boa noite estou na menopausa tomo reposição hormonal e meu humor piorou fico muito nervosa com pouca coisa fico imaginando coisas ruins me dá muita palpitação em final parece que o munda ta desabando na minha cabeça de tanto pensar o que devo fazer

Cuidados Pela Vida

Oi Leticia, é necessário que você realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico correto e, caso seja necessário, indicar um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Jose, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescreva um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Sidnei, não é indicado que você interrompa o tratamento ou troque de medicamento sem autorização do médico. O ideal é que você faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Michela, é complicado realizar um diagnostico apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Luciene, o ideal é que você faça acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o tratamento para que ele verifique de que forma esses sintomas podem ser minimizados. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.