Quais as principais manifestações físicas da ansiedade?


  • +A
  • -A

Apesar da ansiedade ser uma sensação normal que todas as pessoas eventualmente experimentam, ela pode se tornar um distúrbio que exige tratamento específico e que pode provocar diversas manifestações físicas. “Sudorese fria, taquicardia, tremores de extremidade, tonturas e vertigens, falta de ar, sensação eminente de morte ou de que a pessoa terá um ataque cardíaco, são alguns dos sintomas físicos associados à ansiedade”, exemplifica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.

Perigos da ansiedade com sintomas físicos


Todas essas reações físicas ocorrem porque o cérebro entende que aquela situação ansiogênica exige uma reação rápida de luta ou fuga. O médico destaca que a ansiedade também é uma reação de “alerta exagerada”, mas que se inicia frente a uma situação que não ofereceria perigo ao indivíduo. “Seria como um alarme do carro que dispara espontaneamente”.

Um quadro de ansiedade com esses sintomas físicos pode representar perigo em duas situações: quando ele se agravar a cada crise e quando estiver sendo desenvolvida alguma doença orgânica, como um ataque cardíaco, por exemplo. “Neste caso, se os familiares, profissionais de saúde e o próprio paciente não buscarem o serviço médico de urgência, a situação irá se agravar”, alerta Dr. Miguel.

É importante apontar, no entanto, que a ansiedade pode se manifestar de formas mais brandas, a chamada ansiedade leve e moderada, que não traz tantos sintomas físicos para além da agitação e dificuldade de concentração, e que pode ser controlada com calmantes fitoterápicos para os momentos de crise, com muito menos riscos de efeitos adversos, e terapia. 

Procurando tratamento para ansiedade


Recomenda-se que o paciente procure o serviço de emergência médica e, se todos os exames físicos e laboratoriais não evidenciarem nenhuma alteração, ele poderá buscar melhora com medicamentos. “Substâncias com ação ansiolítica, como os calmantes (também chamados de benzodiazepínicos), são boas opções. É importante que o paciente procure um tratamento adequado, pois é comum que essas crises de ansiedade possam se repetir e se intensificar ao longo do tempo”.

O tratamento mais indicado para o transtorno de ansiedade é a combinação entre medicação e psicoterapia. “Os antidepressivos chamados inibidores da recaptura de serotonina, como fluoxetina e sertralina, são os remédios mais recomendados. As abordagens de psicoterapia mais utilizadas e que apresentam melhores respostas são as comportamentais e cognitivo-comportamentais, que trabalham exposição e dessensibilização aos eventos desencadeantes das crises e também modificação de pensamentos disfuncionais”.

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais as principais manifestações físicas da ansiedade?"

Sonia

Gostaria de ressaltar que a ansiedade acomete pessoas de qualquer idade. Temos uma criança em casa com 10 anos, em tratamento, que apresentou exatamente os sintomas citados acima. Agimos rapidamente e dentro de 4 dias ela já estava sendo atendida por um psiquiatra e por um psicólogo, alem de desenvolvermos paralelamente com ela, atividades físicas e alimentação de boa qualidade.

Cuidados Pela Vida

Olá Sonia, ótima colocação, os distúrbios de ansiedade não são um problema exclusivo do universo adulto. Pelo seu relato você está agindo corretamente, pois o apoio da família e acompanhamento com o especialista são essenciais. Desejamos sucesso no tratamento e recuperação da sua filha. Abraços.

isabela

Aansiedade pode traduzir sintomas de alguma doença específica?

Cuidados Pela Vida

Olá Isabela,
A pessoa que possui ansiedade pode apresentar sintomas de taquicardia, falta de ar, tremores, insônia… Por isso, o acompanhamento médico é tão importante. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.