A esquizofrenia pode se manifestar durante a infância?


  • +A
  • -A

A esquizofrenia ainda não teve sua causa definida, mas a comunidade científica acredita que a doença surge a partir de um conjunto de fatores biológicos e ambientais, como alterações neurológicas e uso de drogas. Trata-se de um transtorno psiquiátrico caracterizado por problemas na distinção entre o que é realidade e o que é imaginação.

A esquizofrenia acomete igualmente homens e mulheres e é mais comuns em adultos. O número de diagnósticos em crianças e adolescentes é menor, mas a possibilidade da doença se manifestar durante a infância existe. “Usualmente, o surgimento da esquizofrenia ocorre a partir dos 15 anos de idade, mas há casos a partir dos 10”, afirma o psiquiatra Eduardo de Castro Humes.

Sinais de esquizofrenia na infância

Em crianças, alguns sinais podem indicar um quadro de esquizofrenia. Falar sozinho, risos imotivados, pensamento desorganizado, incapacidade de se explicar, isolamento social e agressividade sem causa são alguns deles. É comum também que crianças com o distúrbio achem que as pessoas estão falando dela e que podem ler seus pensamentos.

Humes explica que o tipo mais comum de esquizofrenia difere de adultos para crianças: “A forma hebefrênica, também chamada de desorganizada, é a mais comum na infância. Já nos adultos é a paranoide, caracterizada por alucinações e delírios.” A base do tratamento não depende da idade: são usados medicamentos antipsicóticos, psicoterapias e outros métodos de acordo com cada caso.

 

Dr. Eduardo de Castro Humes é psiquiatra e psicoterapeuta formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CRM-SP: 108239

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A esquizofrenia pode se manifestar durante a infância?"

Amilton P Oliveira

Esses sintomas, assim como apareceram, podem desaparecer ao longo da vida, ou a pessoa tem que ficar tomando remédios para o controle dos sintomas e equilíbrio psico-emocional a vida inteira?

Andréa Toledo

Com o passar do tempo os sintomas como podem amenizar. Quais as atividades que podem fazer para os sintomas se tornarem menos agravantes.

Cuidados Pela Vida

Olá Andréa, as atividades podem variar de um caso para outro. O ideal é buscar essa informação com o profissional médico que assiste o paciente portador de esquizofrenia.

Cuidados Pela Vida

Olá Amilton, os sintomas também podem variar de pessoa para pessoa. Aconselhamos você a esclarecer essa dúvida com um profissional médico, pois ele avaliará o histórico e conseguirá orientá-lo acerca da medicação. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.