Por que é tão difícil manter a concentração durante um episódio de ansiedade?


  • +A
  • -A

Todo ser humano se sente ansioso em algum momento da vida, seja numa entrevista de emprego, num encontro amoroso ou antes de rever um familiar. A ansiedade é uma espécie de reação do organismo diante dessas situações capazes de causar felicidade, insegurança, nervosismo e medo.

A reação do corpo diante da ansiedade

Num episódio de ansiedade leve ou moderada é difícil manter a concentração e isso tem a ver com a grande descarga de adrenalina que percorre o corpo quando o indivíduo está ansioso. “Nosso alerta cerebral fica direcionado para os sintomas e sinais do quadro de ansiedade, reduzindo a atenção necessária para a realização de outras atividades”, explica a psiquiatra Monica Zilberman.

Realizar uma tarefa mais complexa, que demanda foco e análises, como estudar, se torna mais difícil durante um episódio de ansiedade. Além da falta de concentração, a ansiedade provoca outros efeitos, como taquicardia, sudorese, dores de cabeça, dificuldade de respirar e aumento da pressão arterial.

Como controlar os níveis de ansiedade

Para manter o foco em determinada atividade, é fundamental manter a ansiedade sob controle. Isso pode ser feito protegendo o corpo contra o estresse constante. É importante evitar o consumo de álcool e tabaco, dormir bem, alimentar-se de forma saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Se essas atitudes não forem suficientes, Monica aconselha buscar o auxílio de um especialista para o tratamento adequado. “Em casos mais intensos, recomenda-se uma combinação de psicoterapia com o aprendizado de estratégias de controle com a associação de medicações”, afirma a psiquiatra.

Dra. Monica Zilberman é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 72538

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que é tão difícil manter a concentração durante um episódio de ansiedade?"

Maroa de Fátima Pereira da silvs

Eu tenho uma ansiedade que me deixa muito encomodada, percebi que a minha ansiedade esta cada vez pior. A ponto de as vezes não conseguir terminar de ler texto já vo pelo meio e leio logo o final. Esta atrapalhando minha vida social, fico impaciente, mecho os pés levanto por varias vezes da cadeira mudo de posição , meu coração dispara, não consigo me concentrar em quase nada, e meu trabalho exige concentração, pois sou modelista. Estou sofrendo horrores com esse meu transtorno de ansiedade.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.