Como diminuir a ansiedade com as provas de fim de ano?


  • +A
  • -A

O fim de ano se aproxima e muita gente já está pensando nos presentes de Natal, em reencontrar os parentes que moram longe e na festa da virada de ano. Para os estudantes, essa época é marcada também por provas importantes no colégio e na faculdade e pelos temidos vestibulares.

Medo de ir mal na prova aumenta ansiedade

 

É difícil não deixar a ansiedade tomar conta. Não há problema quando ela surge em níveis considerados normais. É uma sensação natural para deixar o corpo em estado de alerta. Mas, a ansiedade exagerada pode ser prejudicial para os estudos e para a realização de uma prova.

“Durante os estudos, a preocupação com o desempenho, o medo de falhar e a certeza de que mesmo estudando não vai dar conta ocupam tanto espaço na vida da pessoa que ela acaba tendo dificuldades de compreensão e memorização”, explica a psiquiatra Elaine Henna. Outras consequências serão vistas na hora da prova: paralisação e os popularmente chamados “brancos”.

Estresse e ansiedade: associação perigosa

 

Quando a ansiedade se combina com o estresse, a situação pode se tornar ainda pior para o estudante, como destaca a médica: “Imagine uma pessoa naturalmente mais preocupada às vésperas do vestibular. Isso aumenta tanto a preocupação e o medo de fracassar quanto os sintomas físicos e emocionais associados.” Sensação de frio no estômago, tremor, taquicardia e tensão constante são alguns deles.

É importante diminuir a ansiedade para que ela não atrapalhe o desempenho nas provas. A prática de atividades físicas é uma das medidas mais importantes para colocar os níveis de ansiedade de volta nos eixos. Eliminar situações de estresse, assim como adotar técnicas de relaxamento e meditação ajudam a solucionar esse problema e a ter um fim de ano mais tranquilo.

Dra. Elaine Aparecida Dacol Henna é psiquiatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua em Sorocaba (SP). CRM-SP: 66403

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como diminuir a ansiedade com as provas de fim de ano?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.