Como a ansiedade age no nosso organismo? Saiba os sintomas físicos e psicológicos


  • +A
  • -A

A ansiedade é uma característica natural do ser humano, que antecede certos momentos em que o cérebro entende como situações de perigo real ou imaginário. Ela também pode ser definida por aquela expectativa e impaciência antes de eventos muito aguardados por uma pessoa, normalmente aparecendo de forma mais branda. Conheça abaixo os sintomas físicos e psicológicos de como a ansiedade pode agir no organismo.

Ter ansiedade é natural, mas ela não pode atrapalhar o dia a dia

A ansiedade não aparece na vida de alguém por escolha. Distúrbios químicos no cérebro ou alterações hormonais, além do dia a dia do paciente, podem levar a esse estado emocional. Dependendo do grau e da frequência, ela pode se tornar patológica e resultar no transtorno de ansiedade generalizada. “A ansiedade é um reflexo de proteção, uma fuga do medo, mas o transtorno de ansiedade está ligado a medos exagerados e que não existem, mas a pessoa fica constantemente preocupada com aquilo”, explica o psiquiatra Gustavo Cahú.

O principal sintoma psicológico ligado a ansiedade é o medo. Preocupações exageradas e o medo de realizar certas ações com o receio de falhar trazem a sensação de impotência e podem afetar a autoestima, já que a pessoa deixa de cumprir tarefas possivelmente simples apenas por acreditar não ser capaz de fazê-las. O aprendizado e desenvolvimento também podem ser afetados, assim como a vida social, principalmente se a ansiedade aparecer acompanhada de timidez ou depressão. Confusão mental e dificuldades para relaxar e dormir também podem surgir. “É comum depois aparecer a sonolência e cansaço físico”, inclui Gustavo.

Dores no peito, enjoos e suor excessivo podem aparecer

Outros sintomas podem aparecer como somatização, ou seja, a pessoa transforma a ansiedade em problemas físicos. A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular. “Mas também pode ocorrer sensação de desmaio e de nó na garganta e dificuldade em engolir”, completa o psiquiatra.

Gustavo Cahú é psiquiatra. CRM: RJ 5273633-3

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Como a ansiedade age no nosso organismo? Saiba os sintomas físicos e psicológicos"

Viviane Ozório

Passo por tudo isso, mãos e pés sempre úmidos, dificuldade de relaxar sensação de estar se sentindo mal, tremores! Ou seja psicológico fudido. Muito ruim

Monica Silva

Sofro desse transtornos a mais de 5anos, faço tratamento com ansiolíticos, sinto todos esses sintomas mais recentemente venho tendo dores de cabeça muito forte a ponto de provocar convulsão, o neuro solicitou varios exames novamente. Me pego a Deus e tento levar uma vida normal nao e fácil.

Joyce da Paz Pereira

Sei o quanto tudo isso e horrível , comecei Passar por transtorno de ansiedade a uns 5 meses atrás e sei o quanto isso prejudica o dia a dia das pessoas , tenho várias sensações de mortes , doenças em meu corpo ou coisas que irá acontecer em algum estante da minha vida que a final nada disso existe é só coisa da minha cabeça , no começo foi muito difícil antes de eu descobrir o que se passava comigo eu não saia de casa tinha medo de tudo só sabia chorar , depois que descobrir o pq é o que era tudo isso consigo me controlar e seguir minha vida , não que ainda não passo porque passo sim mais é pq temos que enfrentar nosso medos do dia a dia e ter a certeza de que tudo isso é só uma fase ruim que um dia vai Passar é só ter fé e controle de si próprio e lógico um especialista ( psicólogo) que sempre está ali nos ajudando com tudo isso !!! Obs : comecei Passar por isso depois de começar a namorar a distancia e ter preocupações e estresses , e depois que comecei a fumar cigarro.

Rosane Tavares

Também enfrento a anciedade e ainda acompanhada de depressão e estress e horrível só quem passa por isso sabe como é triste e ruim.

Suely

Estou passando por isso tenho um marido que me levou pra penal por duas vezes e agora me atrai sempre e menti muito pra mim não tenho nem uma confiança nele estou sem coragem de deixa lo pois estou muito mal meu astral tá muito baixo não sei o que tá acontecendo comigo

Letícia

Eu tenho Transtorno de Ansiedade e nn é facil.. Tdo é motivo para temer, para ter medo… Isso trava as Pessoas… E nem todos entendem oqe Vc esta passando.. Nn é facil…. É uma luta diaria…

Gennyda Silva

Sinto todos esses sintomas sinto dores de cabeça fortíssima todos os dias já não suporto mais preciso de ajuda

Selma guimaraes

Acho que estou com ansiedade sinto todos esses sintomas e principalmente falta de ar. Gostaria de saber se a ansiedade e depressão emagrece tbm

Evani

Isso e algo ruim mas com fé em Deus conseguimos superar tudo isso

Eliane

Sofro com este distúrbio de ansiedade e depressão há 6 anos, tenho esses sintomas, mas acho que o pior é a sensação de morte, faço tratamento com ansiolíticos e Rivotril para dormir, mas tem os altos e baixos, as vezes estou bem e do nada já estou mau de novo, doença muito triste, mas tenho muita fé em Deus e acredito que um dia vou sair dessa.

Clemilda

Sinto mto dor de cabeça,medo,mta preocupação e sensação de desmaio,machuco ,fico mto apavorada,tropeço,fico mto confusa!

undefined

Só melhorei com fitoterapia da China bommm

Cleu

Dr. Também sofro desse transtorno, fobia e depressão.. Pelos comentários pude perceber que a maioria são mulheres, no psiquiatra e psicologo observei isso também, porque isso? Tem alguma explicação? Obrigada!

Célia Joana Deganello

Sinto muita ansiedade e sensação de doenças, motivo maior medo de não da conta da nova legislação trabalhista, já tomo alprazolan e escitalopran e nada tá adiantando .o que me sugere. Obrigada

Anny rachid

Eu tbm sinto isso e muito mais,coração pula sério literalmente parece q ele pula quabdo fico alguns segundos sem respirar é horrivel fico meses assim ja tem 4 anos que sofro com isso , não aguento mais tbm é horrivel de mais sempre aparece sintomas novos ..

Ângela Ventura

Faço tratamento à três anos com alprazolan, velafexina , clopixol!Mas passo por altos e baixos , como uma montanha russa!Una dias muito agitada, medo, taquicardia, suores nos pés e mãos, tremores, qualquer dor se transforma numa dor generalizada de tanto revezar a musculatura!Me encho de remédios aí vem a depressão… E nessa semana tive crises tão fortes que tenho a impressão que estou com convulsões!Acho que estou cada vez pior!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.