Como a ansiedade age no nosso organismo? Saiba os sintomas físicos e psicológicos


  • +A
  • -A

A ansiedade é uma característica natural do ser humano, que antecede certos momentos em que o cérebro entende como situações de perigo real ou imaginário. Ela também pode ser definida por aquela expectativa e impaciência antes de eventos muito aguardados por uma pessoa, normalmente aparecendo de forma mais branda. Conheça abaixo os sintomas físicos e psicológicos de como a ansiedade pode agir no organismo.

Ter ansiedade é natural, mas ela não pode atrapalhar o dia a dia

A ansiedade não aparece na vida de alguém por escolha. Distúrbios químicos no cérebro ou alterações hormonais, além do dia a dia do paciente, podem levar a esse estado emocional. Dependendo do grau e da frequência, ela pode se tornar patológica e resultar no transtorno de ansiedade generalizada. “A ansiedade é um reflexo de proteção, uma fuga do medo, mas o transtorno de ansiedade está ligado a medos exagerados e que não existem, mas a pessoa fica constantemente preocupada com aquilo”, explica o psiquiatra Gustavo Cahú.

O principal sintoma psicológico ligado a ansiedade é o medo. Preocupações exageradas e o medo de realizar certas ações com o receio de falhar trazem a sensação de impotência e podem afetar a autoestima, já que a pessoa deixa de cumprir tarefas possivelmente simples apenas por acreditar não ser capaz de fazê-las. O aprendizado e desenvolvimento também podem ser afetados, assim como a vida social, principalmente se a ansiedade aparecer acompanhada de timidez ou depressão. Confusão mental e dificuldades para relaxar e dormir também podem surgir. “É comum depois aparecer a sonolência e cansaço físico”, inclui Gustavo.

Dores no peito, enjoos e suor excessivo podem aparecer

Outros sintomas podem aparecer como somatização, ou seja, a pessoa transforma a ansiedade em problemas físicos. A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular. “Mas também pode ocorrer sensação de desmaio e de nó na garganta e dificuldade em engolir”, completa o psiquiatra.

Gustavo Cahú é psiquiatra. CRM: RJ 5273633-3

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como a ansiedade age no nosso organismo? Saiba os sintomas físicos e psicológicos"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.