Como ajudar alguém que está sofrendo um episódio de síndrome do pânico?


  • +A
  • -A

A síndrome do pânico é uma doença psiquiátrica que necessita de muitos cuidados. O problema provoca sensação de medo e ansiedade intensos sem motivos aparentes. Há casos em que os pacientes acreditam que irão morrer. Os ataques de pânico podem se tornar frequentes e limitar a autonomia de um indivíduo.

Síndrome do pânico pode ser confundida com infarto

 

Amigos, colegas e familiares podem auxiliar alguém que sofre com a síndrome durante uma crise. Mas, antes é preciso diferenciá-la de um infarto. “Nem sempre é fácil identificar um ataque de pânico, porque a pessoa pode se queixar de dor no peito e falta de ar e relacionar com um ataque cardíaco”, explica o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.

A confusão acontece por causa da semelhança entre os sintomas e muitos pacientes procuram, inicialmente, atendimento cardiológico depois de um ataque de pânico. Depois de descartar um problema cardiovascular, é hora de buscar auxílio de um especialista na síndrome do pânico.

Sintomas da síndrome do pânico

 

Segundo Reinhardt, o ataque de pânico é uma crise de ansiedade muito intensa e que apresenta pelo menos quatro dos seguinte sintomas: aceleração da frequência cardíaca, sudorese, tremores, sufocação, náusea, dormência em algumas partes do corpo, ondas de calor ou calafrios, sensação de desmaio iminente e medo de perder o controle sobre si mesmo.

Caso seja realmente uma crise de pânico, a principal atitude a ser tomada é manter a calma e falar calmamente com o paciente. “É importante explicar que os sintomas irão passar e que deve tentar respirar o mais devagar possível. Respirar dentro de um saco de papel pode ajudar também”, afirma o profissional. Além disso, é fundamental incentivar a busca por tratamento e seguir as medidas prescritas pelo especialista.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

TAGS
psicologico
panico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

24 comentários para "Como ajudar alguém que está sofrendo um episódio de síndrome do pânico?"

Emilia

Sinto esses simtomas….é terrivel…agente pensa que vai ter um infarto😟

maria cristina lima

Mesmo tomando medicamentos sinto a sindrome, meu Deus, é horrível, parece que a gente vai morrer.

Rosemary

Tenho sdp mas meu coraçao acelera vai 187 por minuto ai so o samu me leva p hospital pois so la abaixa e terrivel tomo remedio homeopata pois to com fobia a remedio so Deus p me ajudar

Ivonete

Conheço bem tdo isso…sofri muito por longos um ano e meio com esses malditos sintomas…mais graças à Deus e à ajuda de um profissional ,associado tbm à exercícios físicos,consegui encontrar o equilíbrio e identificar prováveis sintomas q me levariam à uma próxima crise,É horrível e à maioria das pessoas acham q estamos ficando louca…mais não se desesperem tem controle e o q é melhor,com o tempo vc conseguirá ficar sem medicação,apenas com autocontrole e exercícios.

Eliane Breus

Horrivel! Senti por anos tudo isso, mas como disse a Ivonete, com o passar dos anos vc consegue ter um certo controle sob os sintomas, eu tenho ansiedade antecipatoria, ai va vou me controlando com respiraçao, mas nn tem cura, penso q morremos com isso, ha apenas o controle, e so tomo medicamentos qdo sinto q a crise esta chegando, geralmente na TPM, fiko mais ansiosa! Mas e uma doença pavorosa, nn desejo a ninguem…

Clesvanda Fortes

Eu já tive uma crise de síndrome do pânico.E horrível.As vezes quando saio de casa fico me sentindo mal,me dá uma agonia ruim,vontade de voltar pra casa.Sera que tô doente de novo?

Joyce

Sinto Uns Sitomas Idênticos A Esses Aí Mais Tô Procurando Ajuda De Um Profissional Pois Só Ele pode Mim Ajuda E Realmente é Terrível Eu As Vezes Sinto Que Vou Morrer E Terrível Pois Sofro muito Com Isto

Cuidados Pela Vida

Olá Clesvanda, os distúrbios psiquiátricos geralmente não tem cura, mas podem ser controláveis através de tratamentos. Você mantem acompanhamento médico? Espero que fique bem! Abraços

Cristina Galdino

A minha cunhada está passando por isso, é terrível. Essas informações me ajudaram muito. Obg

Luiz Carlos Padilha

Tenho crises de pânico, também sou depressivo e tenho ansiedade… medicação controla um pouco, mas quando tenho crises é uma sensação horrível, só quem passa por isso, o que mais machuca são os comentários de que o que passamos é frescura…

Rosana Ludio

Sei muito bem como é , tenho a síndrome a pelo menos 5 ou 6 anos . A minha pior crise foi na hora do parto do meu filho quando entrei no centro cirúrgico já comecei a passar mal e pior fiquei apos receber a anestesia para a Cesária. Não gosto nem de lembrar , parecia que eu ia morrer ,pior era não sentir as pernas .o que era p ser uma alegria para mim, virou desespero . Tive que ser medicada com diazepan e mais uma vez piorei pois não tinha forças para liberar aquele sentimento ruim, de gritar , de pedir socorro.Só quem tem é que sabe e entende o outro com o mesmo problema.Desencadeou esse problema depois de tomar remédios para emagrecer e na mesma época passei por uma situação em família que foi muito difícil de superar .Mas espero em Deus melhorar .

Patrícia

Ja passei por vários desses sintomas..e muito ruim.. fiquei três anos nessa situação..mas graças a Deus consegui me livrar mas depois de alguns anos bem as vezes sinto muita ansiedade.

Peu Queiroga

Eu sofro com ataques de pânico também. E até fiz um canal no YouTube com vídeos para tentar ajudar quem não tem apoio. YouTube/PeuQueiroga

Benedito

Bom dia amigos quero saber mais sobre deprecao.depressão faz desmaiar e govusiona.sim ou não

Daniela

Faço tratamento a dois anos pra síndrome do pânico e tive todos esses sintomas não identifiquei de primeira e fui primeiro em um cardiologista ele que me disse q era tudo psicológico. Hoje estou fazendo o desmame pra ver se estou pronta pra ficar sem o remédio já me sinto outra pessoa mas não tenho certeza q nunca mais vou sentir isso pelo menos agora sei como lidar com a situação e principalmente sei q não vou morrer aprendi a respirar melhor e manter a calma até o pior passar e além disso acho muito importante pra quem passa por isso estar perto de quem pelo menos tenta entender do assunto e não trata como frescura.

Cuidados Pela Vida

Benedito, em alguns casos a depressão pode vir acompanhada da síndrome do pânico, que por sua vez, pode sim causar desmaios.
Abraços

Cristina

Oi..tenho sdp a mais de 20 anos..as crises me deixam com muito medo…tive uma crise a 3 meses e ainda não me recuperei…sinto um queimor subindo pelo corpo..fico com medo de morrer tenho enjoou…um nó na garganta ..e horrível…só não tive desta vez coração acelerado…minha cabeça está horrível até hoje..meio zonsa e parece que desliga um pouco…algo na minha mente…estou fazendo tratamento com escitalopram e lexotam…psiquiatra..psicólogo..cardiologista e endócrino….me sinto diferente das outras pessoas..o mundo pra mim parece preto e branco..😢

Luzia

Realmente são sensações horríveis onde perdemos totalmente o controle de td. Tenho sdp ha mts anos, mas antigamente era mais desesperador pq realmente n sabia cm controlar, nem amenizar aquele pavor e tds os sintomas. Hj em dia, qdo sinto q vai se desencadear uma crise, faço exercícios respiratórios, tento tirar o foco dos pensamentos negativos, tentar iniciar uma conversa c uma pessoa q gostamos mt as vzs da uma sensação de proteção e bem-estar. Resumindo, nós temos q exercitar o controle da mente tds os dias, pra sermos mais fortes q qq crise. Sei cm é horrível e desesperador,mas essas crises diminuem c algumas medidas. Eu tinha tds os dias, então tds os dias exercito o controle da mente. Tbm tem terapia, medicamentos, fé, realizar atividades prazerosas, cm uma boa caminhada, por exemplo. Abraço e melhoras pra tds.

Elcy

Sinto todos esses sintomas, mais achei que era só ansiedade, mais prometo que vou procurar ajuda de um profissional breve..

Lu Rio de Janeiro

Oi gente, tive minha primeira crise de sdp aos 13 anos, foi terrível. Hoje tenho 37 e sinto sim, mas consigo me controlar. Quando acordo a noite passando mal lembro que é só uma crise e vai aliviando…

Alessandra Oliveira

Estou passando por isso. Que sensação horrível.

Cuidados Pela Vida

Olá Elcy. A ajuda profissional é fundamental para poder iniciar o melhor tratamento. Abraços

Nil

Eu sofro de depressão e sdp desde 1999. É terrível, me sinto exausta nessa montanha russa emocional que afeta muito o meu físico. Essa doença me deixa paralisada, mesmo com medicamentos nunca mais me senti inteira 😢

Cleide

Faço tratamento mais de dez anos, mesmo assim tenho crises horríveis.É muito difícil.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.