Ansiedade no trabalho: veja dicas para relaxar e aumentar sua produtividade


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No dia a dia, os sintomas de ansiedade podem se manifestar na forma de uma inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, fadiga, alteração no sono (com pensamentos frequentes sobre que passou ou está por vir), dificuldade de concentração, irritabilidade e sensação de tensão no corpo. Mesmo em uma forma leve, esses sintomas podem prejudicar a rotina no trabalho. Por isso, é necessário saber algumas dicas de como relaxar e controlar esses sintomas, sem deixar que eles prejudiquem a produtividade.

Alta demanda no trabalho pode gerar ansiedade

Cada pessoa reage de uma forma às adversidades normais da vida e apresenta capacidades diferentes para suportar e superar as pressões e situações problemáticas, como as que podem acontecer no ambiente de trabalho. O estado de ansiedade consiste em um estado de alerta e antecipação constante e algumas situações no trabalho podem despertar ou agravar o quadro, como, por exemplo, altas demandas, falta de liberdade, desequilíbrio entre recompensa e esforço, baixo apoio dos colegas e assédio moral.

Um estilo de vida saudável ajuda no controle da ansiedade

Para evitar prejuízos, é fundamental buscar ajuda assim que os sintomas forem reconhecidos. “A terapia é de grande ajuda para a construção de uma nova forma de lidar com as situações que mais afetam aquele indivíduo. O tratamento medicamentoso, embora possa ser evitado em casos mais leves, também ajuda com os sintomas”, explica a psiquiatra Ana Claudia Ducati.

O maior sinal de gravidade, que indica que a ansiedade necessita de um tratamento, ocorre quando a preocupação ou os sintomas físicos provocam um sofrimento ou prejuízo no convívio e funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. “Nesses casos a terapia ajuda muito, já que auxilia na compreensão, reconhecimento e manejo de situações que provocam ansiedade” acrescenta Ana Claudia.

A busca por um estilo de vida mais saudável, valorizando a prática de exercícios físicos, alimentação sem cafeína, a abstenção de drogas e um sono adequado também são fundamentais para um melhor controle da ansiedade. Além disso, alguns fitoterápicos podem ajudar bastante no controle de episódios de ansiedade leve ou moderada. Como são produtos de origem vegetal, não precisam de prescrição médica e não costumam apresentar efeitos colaterais. Mesmo assim, é importante se consultar com um médico, que vai informar o melhor curso para o tratamento de forma personalizada.

Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e infantil. CRM-SP 150.562

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3 comentários para "Ansiedade no trabalho: veja dicas para relaxar e aumentar sua produtividade"

Renata

Muito bom

Rosangela Silva

Eu ainda estou tentando identificar em qual estágio da ansiedade me encontro. Porém, ao ler este artigo, verifiquei que o assédio moral é a característica que mais se adequa à minha situação atual. Estou pensando em procurar um profissional para me auxiliar no tratamento. Ainda resisto à idéia, penso ser “auto suficiente”. :((

Cuidados Pela Vida

Olá Rosangela, entendemos sua posição, mas pense que ouvir a opinião de um especialista é muito bom e em alguns casos o mais adequado. Abraços

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