Ansiedade: Como controlar a sensação durante o dia a dia?


  • +A
  • -A

Em primeira instância, a ansiedade é uma sensação normal para todas as pessoas. Quando há tensão e preocupação, a ansiedade surge trazendo agitação e nervosismo. Contudo, ao se manifestar de forma acentuada, passa a ser considerada um transtorno. Neste caso, deve ser tratada e controlada devidamente, inclusive com medicamentos, se for necessário.

Características da ansiedade patológica


“A sensação de ansiedade, isto é, apreensão, inquietação, preocupação excessiva, pode ser controlada de diversas formas. Há abordagens comportamentais como técnicas de respiração e relaxamento, abordagens cognitivas, quando se tenta identificar os pensamentos que podem desencadear a ansiedade, e, em alguns casos, medicamentos também são necessários”, explica a psiquiatra Erika Mendonça.

O problema se torna patológico, ou seja, uma doença, quando começa a causar sofrimento e prejuízos significativos à vida de um indivíduo. “A ansiedade é caracterizada por inquietação, preocupação excessiva e tensão. Há também sintomas físicos como taquicardia e sudorese. Pode haver um motivo claro para estes sentimentos, como por exemplo uma fobia, mas nem sempre ele está presente”.  

Tratamento e causas da ansiedade


O tratamento ideal para esta ansiedade patológica deve ser guiado no intuito de reduzir as sensações angustiantes de um paciente até que ele possa voltar a viver uma vida normal no dia a dia. “O tratamento para ansiedade envolve psicoterapia e uso de medicamentos psicotrópicos. A ideia é evitar as crises de ansiedade, assim como as crises de pânico, permitindo que o paciente leve uma vida normal”.

As causas dos transtornos de ansiedade, assim como de outros transtornos mentais, ainda não são totalmente conhecidas. O que se sabe é que elas são multifatoriais, isto é, uma combinação de predisposição genética e ambiente. Ou seja, não somente o histórico familiar contribui para montar o quadro. Eventos traumáticos, por exemplo, também possuem forte influência neste contexto.   

Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Ansiedade: Como controlar a sensação durante o dia a dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.