Existem alimentos que podem ajudar a aliviar a ansiedade?


  • +A
  • -A

A ansiedade enquanto distúrbio deve ser tratada com a combinação de medicamento específico e psicoterapia, mas a sensação de ansiedade normal, que eventualmente toda pessoa experimenta, pode ser amenizada de maneira mais simples. A adoção de uma alimentação rica em certos componentes é uma grande estratégia.

“Alimentos ricos em magnésio, como sementes de abóbora seca, sementes oleaginosas (castanha do Brasil, amêndoa, amendoim, nozes), arroz integral, grão de bico, espinafre, aveia, banana, quiabo e mandioca, são excelentes para diminuir a ansiedade”, exemplifica a nutricionista Marta da Cunha.

Minerais que ajudam a aliviar a ansiedade


Segundo a profissional, o magnésio é um mineral neuroprotetor que inibe a entrada de cálcio pelo canal de glutamato (associado à ansiedade e agressividade), fundamental também para a fabricação de serotonina (neurotransmissor ligado ao humor e sono). “Alimentos ricos em triptofano também ajudam na fabricação de serotonina. Podemos destacar entre eles as sementes oleaginosas, aveia, carne bovina, ovo, leite e derivados e banana”.

Outros minerais muito importantes para o sistema nervoso central desempenhar corretamente as suas funções são: zinco e vitaminas do complexo B voltadas para ansiedade, como a B1(tiamina), B3 (niacina), ácido fólico (B9) e B6 (piridoxina). “Ômega 3 (principalmente o DHA) também pode ser um excelente suplemento, desde que a quantidade de ômega 6 na dieta seja controlada (evitar comida oleosa e frituras”, lembra Marta.

Banana cozida com mel e canela e massagem também podem combater a ansiedade


A profissional sugere tomar antes de dormir um chá de camomila ou de folhas de maracujá. “São plantas medicinais associadas a neurotransmissão GABAérgica, ou seja, inibem a neurotransmissão do sistema nervoso central. Outra excelente escolha é uma banana cozida com um pouco de mel e canela, um copo de leite de amêndoas, de castanha do pará ou um mingau de aveia. Usar qualquer destes alimentos uma hora antes de dormir irá ajudar bastante”.

A prática regular da meditação, de atividade física (principalmente aeróbica), de acupuntura e massagens também é importante no processo de aliviar a ansiedade. “Na medicina chinesa dizemos que precisamos ‘esvaziar a mente’, ou seja, fazer com que a energia da cabeça desça. Podemos fazer isso usando um bom escalda-pés com ervas aromáticas ou usar as mãos e dar pequenas batidinhas na sola dos pés (36 ou 72 vezes em cada) toda a vez que sentirmos que a cabeça está cheia de pensamentos e preocupações”.

Marta da Cunha é nutricionista formada pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo, fitoterapeuta membro do conselho da Associação Paulista de Fitoterapia e especialista em medicina chinesa. CRN: 3-1039.

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Existem alimentos que podem ajudar a aliviar a ansiedade?"

marcia de fatima pentino rosa

Muito obrigado pelo texto tão esclarecedor sobre anciedade, gostaria de receber indicações bibliografias onde eu poderia encontrar mais informações de como tratar a ansiedade , desde já muito obrigado

Cuidados Pela Vida

Olá Marcia, ficamos felizes que a matéria tenha sido proveitosa para você. O tratamento é indicado por médico psiquiatra, dessa forma é importante buscar o auxílio de um profissional. Em nosso site você encontra outras matérias relacionadas a ansiedade. Se preferir siga o link https://cuidadospelavida.com.br/busca/ansiedade
Abraços

Solange

Dra. Marta, quanta sabedoria! Que orgulho de ser sua amiga ! Como é delicioso ler suas publicações!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.