O que fazer para ajudar quem sofre com tipos leves de ansiedade?


  • +A
  • -A

Apesar de a ansiedade ser bastante benéfica para o corpo humano, ela também pode atrapalhar o dia a dia quando se apresenta de forma exagerada. Os transtornos de ansiedade podem ser tratados com o auxílio de profissionais especializados, mas a própria família e também os amigos podem ajudar quem sofre com os tipos leves de ansiedade.

Atividades físicas com amigos ajudam a aliviar a ansiedade


São muitas as formas de ajudar, como explica o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt: “Buscando estimular exercícios, praticar esportes, sair com estes amigos para conversar e buscar atividades sadias”. Ser sempre positivo, se colocar no lugar do outro e estar sempre aberto ao diálogo diante de alguém com ansiedade são atitudes que ajudam a criar um ambiente mais receptivo e, consequentemente, a aliviar os sintomas.

Muitas pessoas que sofrem com problemas de ansiedade, estresse e depressão demoram a perceber que estão passando por um período conturbado e que precisam de auxílio psiquiátrico. Nestes casos, amigos e familiares podem estimular alguém próximo a procurar ajuda profissional e, caso necessário, iniciar um tratamento.

Pressão de amigos e familiares pode piorar quadro de ansiedade


Por outro lado, qualquer cuidado com as palavras é pouco, já que pessoas próximas também podem provocar uma piora no quadro de ansiedade. “Amigos podem dar ‘dicas’ a partir do que fariam e, por vezes, a pessoa pode se sentir pior porque não se sente capaz de tomar uma decisão simples, por exemplo”, afirma o especialista.

Em outros casos, algumas pessoas que não entendem ou não conhecem a complexidade dos transtornos psiquiátricos acabam minimizando os problemas de ansiedade. “Dizem que é bobagem, que vai simplesmente passar e, se a pessoa não estiver bem, pode se sentir mal em procurar ajuda”, alerta Calcagno.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que fazer para ajudar quem sofre com tipos leves de ansiedade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.