O que fazer para ajudar quem sofre com tipos leves de ansiedade?


  • +A
  • -A

Apesar de a ansiedade ser bastante benéfica para o corpo humano, ela também pode atrapalhar o dia a dia quando se apresenta de forma exagerada. Os transtornos de ansiedade podem ser tratados com o auxílio de profissionais especializados, mas a própria família e também os amigos podem ajudar quem sofre com os tipos leves de ansiedade.

Atividades físicas com amigos ajudam a aliviar a ansiedade


São muitas as formas de ajudar, como explica o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt: “Buscando estimular exercícios, praticar esportes, sair com estes amigos para conversar e buscar atividades sadias”. Ser sempre positivo, se colocar no lugar do outro e estar sempre aberto ao diálogo diante de alguém com ansiedade são atitudes que ajudam a criar um ambiente mais receptivo e, consequentemente, a aliviar os sintomas.

Muitas pessoas que sofrem com problemas de ansiedade, estresse e depressão demoram a perceber que estão passando por um período conturbado e que precisam de auxílio psiquiátrico. Nestes casos, amigos e familiares podem estimular alguém próximo a procurar ajuda profissional e, caso necessário, iniciar um tratamento.

Pressão de amigos e familiares pode piorar quadro de ansiedade


Por outro lado, qualquer cuidado com as palavras é pouco, já que pessoas próximas também podem provocar uma piora no quadro de ansiedade. “Amigos podem dar ‘dicas’ a partir do que fariam e, por vezes, a pessoa pode se sentir pior porque não se sente capaz de tomar uma decisão simples, por exemplo”, afirma o especialista.

Em outros casos, algumas pessoas que não entendem ou não conhecem a complexidade dos transtornos psiquiátricos acabam minimizando os problemas de ansiedade. “Dizem que é bobagem, que vai simplesmente passar e, se a pessoa não estiver bem, pode se sentir mal em procurar ajuda”, alerta Calcagno.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O que fazer para ajudar quem sofre com tipos leves de ansiedade?"

Andressa

Sofro com ansiedade mim ajuda

Cuidados Pela Vida

Olá Andressa. Ansiedade é um problema que atinge muitas pessoas e que na maioria dos casos não sabemos como agir. Por isso recomendo sempre a ajuda médica, pois cada pessoa reage de um jeito particular. Abraços

Patricia

Dr eu percebi que nos últimos anos q quando me ataca a anciedade acabo comendo tudo e depois fico com remorço e com esse ataques acabo não consigo manter o meu foco na minha reeducação q médico eu procuro

Cuidados Pela Vida

Olá Patricia. Recomendo que você procure um nutricionista ou um psicólogo. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.