Como agem os medicamentos usados no tratamento do mal de Alzheimer?


  • +A
  • -A

O mal de Alzheimer é uma doença que atinge, na esmagadora maioria dos casos, idosos e que provoca degradação de funções neurológicas. Entre as consequências do problema estão a redução progressiva da memória, além da capacidade de se comunicar, se orientar e de prestar atenção. O Alzheimer ainda não tem cura, mas o tratamento é importante para diminuir os sintomas e desacelerar o progresso da doença.

 

Medicamentos diminuem desequilíbrio químico no cérebro

 


Uma das principais abordagens contra o Alzheimer é o uso de medicações. “Os medicamentos agem como inibidores da colinesterase e, consequentemente, levam a uma elevação dos níveis de acetilcolina, que é um neurotransmissor que se encontra reduzido nos pacientes com Alzheimer”, afirma o geriatra Danilo Yábar Bambarén.

Além disso, a ação dos medicamentos busca reduzir a lesão dos neurônios, melhorar a transmissão dos sinais nervosos e a capacidade de memorização do paciente.

 

Terapias dão mais qualidade de vida a pacientes com Alzheimer

 


Pacientes com distúrbios de comportamento também devem fazer uso de outros medicamentos, que ajudam a dar mais qualidade de vida, como destaca o especialista: “É importante informar também que alguns pacientes, não importando o estágio da doença, se beneficiam de tratamento com antidepressivos, anticolinesterásicos, analgésicos e antipsicóticos para sintomas mais aflorados”, afirma Bambarén.

No entanto, o tratamento medicamentoso não é a única opção disponível para o Alzheimer e pode ser associado a outras medidas. “Hoje, a fisioterapia, a nutrição, a fonoaudiologia, a enfermagem e a terapia ocupacional são extremamente necessárias para evitar o avanço rápido da doença”, finaliza Bambarén. Diversas atividades do dia a dia podem ajudar no tratamento, estimulando o cérebro do paciente a se manter ativo.

 

Dr. Danilo Yábar Bambarén é geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer de Mato Grosso e atende em Cuiabá (MT). CRM-MT: 5993

 

Foto: Shutterstock

 

TAGS
alzheimer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como agem os medicamentos usados no tratamento do mal de Alzheimer?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.