Que medidas são indicadas para tratar a síndrome das unhas frágeis?


  • +A
  • -A

A síndrome das unhas frágeis ou fracas é uma alteração que fragiliza as unhas, tornando-as menos resistentes. O problema provoca ressecamento e descamação em camadas de uma parte da unha, que acaba quebrando. Algumas pessoas reclamam ainda de odor na região. O paciente não deve hesitar em procurar auxílio médico para iniciar o tratamento, que costuma ser bem eficiente.

Produtos químicos podem atrapalhar tratamento da síndrome das unhas frágeis


Existem várias medidas que podem ajudar a tratar a síndrome das unhas frágeis. “É importante aderir ao uso de luvas sempre que for entrar em contato com agentes químicos, como solventes, removedores de esmalte, sabões, acetonas, ácidos e outros produtos de limpeza”, afirma a dermatologista Daniela Moraes Souza Gorgulho.

A hidratação também é uma medida importante. “Deve-se evitar a desidratação e a umidificação excessiva das unhas, assim como os microtraumas e o uso de substâncias irritativas”, acrescenta. No caso de doenças sistêmicas ou disfunções, o médico deverá direcionar o tratamento para a causa, atacando o problema na raiz.

Pacientes com síndrome das unhas frágeis devem evitar uso de esmalte


Os cuidados não param por aí. Segundo Daniela, manter as unhas aparadas, não retirar a cutícula em excesso ou, de preferência, não retirá-la também são atitudes importantes no tratamento da síndrome. Produtos que contêm formaldeído na fórmula devem ser deixados de lado e o esmalte deve ser mantido na unha apenas por alguns dias.

Os dermatologistas também costumam prescrever substâncias para fortalecer as unhas. É o caso de formulações que combinam vitaminas e outros elementos específicos, como a biotina. Cremes e esmaltes próprios para a síndrome, com propriedades hidratantes e protetoras, também podem ser utilizados e associados a medicações.

Dra. Daniela Moraes Souza Gorgulho é dermatologista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS). CRM-PI: 6647 – www.facebook.com/suapeleaprimeiravista

Foto: Shutterstock

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que medidas são indicadas para tratar a síndrome das unhas frágeis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.