Quais são os sintomas visíveis de que a pele está envelhecendo?


  • +A
  • -A

O envelhecimento da pele é um processo natural e gradual, o que significa que os sinais que o evidenciam vão surgindo com o passar do tempo. Dentre esses sinais, destaca-se o aparecimento das linhas de expressão ou rugas, que inicialmente se manifestam apenas com a repetição do movimento da pele dos olhos e da região da boca, podendo depois se tornar permanentes.

“Ocorre a perda de volume, propiciando a formação de sulcos, diminuição da elasticidade e alterações de textura e pigmentação, que deixam a pele mais áspera e manchada”, aponta a dermatologista Maria Luiza Ducati. Por mais que não seja possível impedir esses efeitos do envelhecimento, dá para retardá-los com métodos dermatológicos, o que resulta no prolongamento da jovialidade da pele.

Formas de prolongar a juventude da pele


Segundo a médica, além de produtos dermatológicos, podem ser usados a toxina botulínica, para suavizar as linhas de expressão; preenchedores e volumizadores, para diminuir sulcos e restaurar o volume e contorno facial; tratamentos com laser, no intuito de uniformizar a cor da pele e melhorar sua textura; uso de aparelhos de radiofrequência e ultrassom microfocado, os quais ajudam na flacidez.

O envelhecimento também pode ser retardado com cuidados pessoais simples e diários, divididos em três etapas: limpeza, tratamento e proteção. “Na limpeza, remove-se qualquer resíduo de maquiagem ou poluição. O tratamento inclui produtos que hidratam e mantém a pele protegida (com a proposta de anti-idade), além de cremes clareadores e ácidos que preservam a textura e coloração uniforme. A proteção consiste no uso diário de protetor solar com proteção UVA e UVB específico para o tipo de pele de cada um”.

Causas do envelhecimento da pele


O envelhecimento cutâneo é causado pelos fatores intrínsecos (que não podem ser alterados) e extrínsecos (que podem ser alterados). Os fatores intrínsecos são as alterações metabólicas, como diminuição da produção de colágeno e aumento da perda transcutânea de água, e predisposição genética, que determina etnia e tipo de pele. Já os fatores extrínsecos são a exposição ao sol e à poluição, fumo, dieta pobre em alimentos antioxidantes e rica em carboidratos e gorduras etc.

Dra. Maria Luiza Ducati Dabronzo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende em São Paulo. CRM-SP: 150813

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são os sintomas visíveis de que a pele está envelhecendo?"

hildelita

Baseada nas informações acima, podemos afirmar com o envelhecimento e contínuo, ou seja, ocorre desde que nascemos. É um processo progressivo e irreversível. uns mais lentos, outros mais rápidos, dependendo da genética e/ou cultura de cada pessoa. então devemos tratar desde a fase bebê até a velhice de dentro para fora.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.