O que são os pés de galinha? Como evitá-los quando ficamos mais velhos?


  • +A
  • -A

O termo “pés de galinha” se refere às rugas que se desenvolvem na região ao redor dos olhos. Elas aparecem no local pelo movimento repetitivo de abrir e fechar as pálpebras e pelos processos de envelhecimento e flacidez da pele. Ter cuidado com a saúde da pele ao longo da vida é essencial para evitar tais marcas e impedir que elas fiquem muito destacadas na velhice.

Como retardar o surgimento dos pés de galinha


“Os melhores métodos para prevenir e retardar o aparecimento dos pés de galinha consistem em evitar exposição solar intensa, usando protetor solar (diariamente) e óculos escuros, manter a pele bem hidratada com cremes próprios para essa região e não fumar”, recomenda a dermatologista Maria Luiza Ducati.

Alimentar-se de forma equilibrada e dormir bem são outros hábitos de vida que ajudam a evitar o envelhecimento facial. O problema também pode ser combatido por meio de produtos dermatológicos de uso tópico com propriedades específicas para a finalidade em questão. “Os principais ativos que ajudam a evitar o envelhecimento cutâneo são os retinoides, alfa-hidroxiácidos, vitamina C e vitamina E”.

Tratamento para os pés de galinha


É possível que os pés de galinha apareçam cedo, às vezes antes mesmo dos 25 anos de idade, então isso faz com que seja importante iniciar o tratamento o quanto antes. De todo modo, é recomendado que dermatologista avalie as marcas antes de se começar o tratamento, pois é preciso saber previamente as condições da pele, que é mais delicada na região próxima aos olhos.  

“Os tratamentos existentes para as rugas ao redor dos olhos são diversos e incluem cremes específicos contendo retinoide e vitamina C, aplicação de toxina botulínica (promove o relaxamento parcial da musculatura periocular), hidratação cutânea injetável e utilização de lasers fracionados ablativos, que melhoram a textura da pele”.

Dra. Maria Luiza Ducati Dabronzo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende em São Paulo. CRM-SP: 150813

Foto: Shutterstock

TAGS
pele
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "O que são os pés de galinha? Como evitá-los quando ficamos mais velhos?"

aparecida-01@hotmail.com

Rugas na testa

Cuidados Pela Vida

Olá Aparecida, inevitavelmente os anos passam e o tempo faz com que, naturalmente, venha o envelhecimento celular e da pele. Apesar de não ter nada que evite isso, é possível retardar o efeito provocado por este processo por meio dos cuidados com a pele. De acordo com a dermatologista Maria Luiza Ducati um dos melhores métodos para prevenir e retardar o aparecimento das rugas consistem em evitar exposição solar intensa, usando protetor solar (diariamente). Orientamos você a realizar uma consulta com um dermatologista, para que ele avalie as condições da pele e indique o tratamento para o seu caso. Abraços.

Sarah

ñ fumo ñ faço uso de Bebida alcólica durmi bem ñ durmo com maquiagem e passo hidratantes todas as noites e uso sempre filtro solar mais meus pés de galinha parecem q almenta cada vez mais ñ acredito em mais nads

meCida Souza

Tenho poucos pes de gali ha e noyei q quando tomo 3 litros de agua por dia elas somem

Mari

Trabalho a noite posso fazer o uso de cremes durante dia já que durmo dia todo quase

Cuidados Pela Vida

Olá Mari. É importante verificar na bula se o creme que você utiliza pode causar manchas quando exposto ao sol. No mais não há problema algum. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.