Como manter a pele com aparência jovem mesmo chegando à terceira idade?


  • +A
  • -A

Os anos passam e o tempo faz com que, naturalmente, venha o envelhecimento da pele. Apesar de não ter nada que evite isso, é possível retardar o efeito provocado por este processo por meio dos cuidados com a pele. A utilização de produtos e técnicas possibilitam manter uma aparência jovem por mais tempo.

“A prevenção é a melhor maneira de manter a pele com aparência jovem mesmo chegando à terceira idade. Portanto, é fundamental usar protetor solar diariamente e ter hábitos de vida saudáveis, como não fumar, por exemplo”, comenta a dermatologista Maria Luiza Ducati. Segundo a médica, os produtos que melhor deixam a pele com aparência jovem são os cremes que possuem retinoides ou alfa-hidroxiácidos, pois estes auxiliam na melhora da textura.

Tratamentos para manter a pele com aspecto jovem


Atualmente existem inúmeros tratamentos para rejuvenescimento da pele. Dentre os mais conhecidos, a Dra. Maria Luiza destaca a toxina botulínica, que provoca o relaxamento da musculatura da face e ajuda a minimizar as linhas de expressão ou rugas acentuadas do rosto; e os preenchedores, que ajudam na restauração do volume e na minimização dos sulcos da face (como o ‘bigode chinês’).

“Há ainda outras opções de tratamentos, como os lasers, que, dependendo do tipo, podem melhorar a textura da pele e atenuar rugas e manchas; o ácido poli-L-lático, que promove a restauração do volume perdido no processo de envelhecimento; e o ultrassom microfocado, que atua melhorando a flacidez cutânea, dentre outras coisas”.

Alimentos que ajudam a conservar a pele


A alimentação também pode ser importante para manter a pele com a aparência mais jovem. “Alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a reduzir a presença no organismo de radicais livres, responsáveis por causar lesão celular e agir no envelhecimento cutâneo. A vitamina A, presente no fígado, leite, ovos, cenoura e tomates, a vitamina C, de frutas cítricas, como morango e brócolis, e a vitamina E, das nozes, óleos vegetais e folhas verdes, são alguns exemplos que podem ajudar a manter a qualidade da pele”.

Dra. Maria Luiza Ducati Dabronzo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende em São Paulo. CRM-SP: 150813

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como manter a pele com aparência jovem mesmo chegando à terceira idade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.