Dá para passar maquiagem e usar filtro solar ao mesmo tempo?


  • +A
  • -A

O filtro solar é fundamental para o cuidado com a pele, seja no verão ou no inverno. Esse hábito traz uma série de benefícios: além da prevenção ao câncer de pele, ajuda a impedir o envelhecimento precoce e ressecamento causados pela exposição excessiva ao sol. No entanto, na hora de sair, muitas pessoas não abrem mão de passar maquiagem para embelezar a pele e esconder algumas imperfeições. É possível usar maquiagem e filtro solar ao mesmo tempo? A dermatologista Juliana Fonte garante que sim.

 

O filtro solar sempre deve ser utilizado primeiro

 

Para alcançar os melhores resultados, o filtro solar deve ser a primeira coisa a ser usada sobre a pele. “O ideal é aplicar o filtro solar primeiro e, sobre ele, a maquiagem. Entretanto, atualmente, existem filtro solares que tem a cobertura tão perfeita como a de uma base. Nesses casos, a base pode até ser dispensada”, afirma a especialista.

Segundo a profissional, o uso combinado dos dois produtos não deixa o filtro solar ineficiente e nem é capaz de causar manchas na pele. Qualquer pessoa pode usar sem medo. “Tanto o filtro solar quanto a maquiagem protegem a pele das manchas, mas é imprescindível reaplicar o protetor durante o dia para manter sua eficácia”, explica Juliana.

 

Protetor solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas

 

O filtro deve ser reaplicado a cada duas ou três horas, tempo em que o produto perde o efeito de proteção à radiação e à luz visível. E é possível reaplicá-lo sem retirar a maquiagem, como explica a dermatologista. “Existe pó com fator de proteção solar que pode ser reaplicado por cima da maquiagem que foi feita no início do dia”. Para uma proteção maior, é possível reutilizar uma base com proteção solar, mas sem exageros.

Além da pele, não se esqueça de proteger também os lábios, que podem ficar ressecados diante da exposição à luz solar e ao vento. Os filtros voltados para o rosto também podem ser utilizados nos lábios, mas existem diversos protetores labiais com fator de proteção solar e que podem ser reaplicados por cima do batom.

 

Dra. Juliana Fonte é formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-RS: 32136 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dá para passar maquiagem e usar filtro solar ao mesmo tempo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.