Fiquei um camarão! Como cuidar da pele após passar horas no sol?


  • +A
  • -A

Quem nunca exagerou ao ficar horas no sol ou simplesmente apenas se deu conta que ficou com a pele muito queimada assim que chegou em casa? Essas situações costumam acontecer quando não nos protegemos de forma responsável dos raios solares. Se você ficou vermelho como um “camarão”, vamos te dizer o que fazer para cuidar direitinho da sua pele. 

Protetor solar precisa ser reaplicado a cada 90 minutos

 

Geralmente, só descobrimos que ficamos com a pele bem vermelha e castigada pelo sol quando chegamos em casa e nos olhamos no espelho. Para evitar essa surpresa, não existe nenhuma fórmula certa. Segundo o dermatologista Murilo Drummond, o “sol é traiçoeiro e não avisa o momento de parar”, portanto, é necessário ter bom senso na hora de se expor, dando preferência aos horários indicados (início da manhã e fim da tarde) e reaplicando o protetor solar.

Falando em filtro solar, vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), recomenda o FPS 30 como valor mínimo para as peles claras. Além disso, o produto deve ser reaplicado a cada 90 minutos (1 hora e meia) e sempre após um mergulho, seja no mar, rio ou piscina.

A pele precisa descansar por três dias

 

Mas caso você já tenha se queimado, uma orientação importante: não emende um dia no outro de exposição ao sol. Sua pele precisará de descanso e isso é muito importante. “A pele tem que aguardar o tempo necessário para se recuperar, geralmente 72 horas (três dias)”, afirma Murilo.

Neste tempo de descanso, medidas devem ser tomadas para que problemas como envelhecimento da pele, manchas escuras, ressecamento e queimaduras não apareçam. Colocar compressas com soro fisiológico gelado, spray de água dermatológica e utilizar sempre roupas leves são algumas delas.

Em caso de surgimento de bolhas, o melhor a se fazer é buscar atendimento de um profissional. “A pessoa deve procurar um médico porque já é considerada uma queimadura de segundo grau e serão necessários medicamentos que exigem receita”, avisa o dermatologista.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. CRM-RJ 52.33705-1 – http://www.drmurilodrummond.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fiquei um camarão! Como cuidar da pele após passar horas no sol?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.