O uso de maquiagem é prejudicial para a saúde da pele?


  • +A
  • -A

Você não sai de casa sem maquiagem, seja por motivos profissionais ou simplesmente por uma questão estética? Já se perguntou se isso pode fazer mal à saúde da sua pele? É uma questão que vamos ter a resposta com a ajuda da dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes.

Sim, a maquiagem pode fazer mal

O uso da maquiagem pode ser considerado prejudicial porque no mercado, atualmente, existem diversos produtos para muitos tipos de pele. E caso seja aplicado um item inadequado, a pessoa pode sofrer problemas, como o surgimento de cravos e espinhas. Além de fazer uso da maquiagem correta, é importante também não esquecer de retirar o produto da pele no fim do dia: “Devemos sempre lembrar de retirar a maquiagem com um demaquilante adequado ou mesmo lavando o rosto”, orienta a Dra. Ana Carolina.

Este processo de retirada da maquiagem também merece atenção para que alguns danos sejam evitados. “Nunca devemos esfregar a pele com força. Temos que ter cuidado no momento de retirar a maquiagem, principalmente com a área das pálpebras, onde a pele é mais fina e delicada. Importante lembrar de manter os pincéis de maquiagem sempre limpos!”, ressalta a dermatologista.

Maquiagem vencida é um perigo

Um fator que deve ser levado em consideração é a data de validade dos produtos que serão aplicados na pele. Muitas pessoas ignoram essa informação e não sabem o risco que estão passando. “Muito importante prestar atenção na data de validade. Produtos vencidos podem estar contaminados com bactérias e até mesmo fungos”, destaca a médica.

Além de fungos e bactérias, a maquiagem pode transmitir o vírus do herpes. A infecção se dá quando alguns produtos são compartilhados com uma pessoa que possui a doença.

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista, formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52.72031-3 – Contato via Facebook

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O uso de maquiagem é prejudicial para a saúde da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.